Ouvindo...

Clubes brasileiros lamentam morte de Izquierdo; veja postagens

Equipes foram às redes sociais para prestar solidariedade à família do zagueiro de 27 anos, que teve a morte confirmada nesta terça-feira (27)

Juan Izquierdo teve a morte confirmada nesta terça-feira (27)

Os clubes do futebol brasileiro lamentaram a morte do zagueiro Juan Izquierdo, de 27 anos, que defendia o Nacional, do Uruguai. O jogador estava em campo pelo clube em duelo contra o São Paulo, no Morumbis, pela Copa Libertadores, quando teve um mal súbito e caiu no gramado. O falecimento foi confirmado nesta terça-feira (27).

Leia também

O São Paulo, clube envolvido na partida em que aconteceu a tragédia, lamentou nas redes sociais. O Tricolor, que acompanhou de perto todo o caso, prestou solidariedade a família, amigos e ao povo uruguaio.

“Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan”, escreveu o São Paulo.

Veja as postagens de outros clubes do futebol brasileiro

Atlético

“Um dia triste para o futebol. O Galo lamenta profundamente o trágico falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional-URU, nesta terça-feira, em São Paulo, aos 27 anos. O zagueiro sofreu uma arritmia cardíaca no jogo contra o São Paulo, no último dia 22, pela Libertadores, quando desmaiou no gramado do Morumbis e vinha lutando bravamente por sua vida. Aos familiares, amigos, companheiros de Nacional e todos os fãs do defensor, nossas sinceras condolências”.

Cruzeiro

“O Cruzeiro lamenta profundamente o falecimento do atleta Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU. Nossos sentimentos aos amigos, familiares, torcedores e toda a equipe do Nacional. Descanse em paz, Izquierdo”.

América

“O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento precoce do atleta do Nacional de Montevideo, Juan Izquierdo, que nos deixou nesta terça-feira aos 27 anos. Neste momento de muita dor, os nossos sentimentos aos companheiros, amigos e familiares”.

Athletico-PR

“O futebol está de luto. Prestamos as nossas condolências a todos os amigos e familiares de Juan Izquierdo, que nos deixou nesta terça-feira. Também enviamos os nossos votos de solidariedade aos torcedores do Nacional do Uruguai, clube que o zagueiro defendia. Desejamos forças a todos neste momento de grande tristeza para o futebol”.

Atlético-GO

“O Atlético Clube Goianiense lamenta profundamente o falecimento de Juan Izquierdo. O futebol está em luto com perda precoce do jogador uruguaio. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e ao Nacional”.

Bahia

“Com imenso pesar, o Esquadrão lamenta o falecimento do zagueiro uruguaio Juan Manuel Izquierdo Viana, do Nacional. Izquierdo havia enfrentado o Bahia na Sul-Americana em 2018, enquanto atuava pelo Cerro, clube que o revelou. Toda nossa solidariedade aos familiares, amigos e torcedores. Descanse em paz, Juan”.

Botafogo

“Futebol de luto. Com imenso pesar, o Botafogo lamenta o falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional (URU), que sofreu uma arritmia cardíaca durante a partida contra o São Paulo pela Conmebol Libertadores. O Clube deseja força à família, amigos, torcedores e companheiros de profissão neste momento de dor”.

Bragantino

“O Red Bull Bragantino lamenta profundamente o falecimento do defensor uruguaio Juan Izquierdo. Nossos sentimentos aos amigos e familiares do jogador, e a todos os torcedores, atletas e funcionários do Club Nacional de Football. Descanse em paz, Izquierdo”.

Corinthians

“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com pesar, o falecimento do atleta Juan Izquierdo, jogador do Nacional-URU, nesta terça-feira (27). O Corinthians se solidariza com a família e amigos neste momento de luto. Descanse em paz, Juan!”

Criciúma

“Criciúma Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento do jogador Juan Izquierdo na noite desta terça-feira (27/08). O clube presta condolências ao Nacional e também aos familiares e amigos de Juan Izquierdo”.

Cuiabá

“O Cuiabá Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento de Juan Manuel Izquierdo, jogador do Nacional-URU, nesta terça-feira. O zagueiro sofreu uma arritmia cardíaca no jogo contra o São Paulo, dia 22, pela Libertadores. O Dourado deseja força aos familiares, amigos, companheiros de equipe e todos os fãs de Izquierdo. Descanse em paz!”

Flamengo

“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a perda de Juan Izquierdo, jogador uruguaio que nos deixou nesta terça-feira. O futebol está de luto e em choque por conta desta fatalidade. Nossos sentimentos a torcedores, funcionários e ex-companheiros do Club Nacional e a todos os fãs, amigos e familiares de Izquierdo”.

Fluminense

“O Fluminense Football Club lamenta profundamente o falecimento de Juan Manuel Izquierdo, jogador do Nacional-URU que teve mal súbito no Morumbis no confronto com o São Paulo. Neste momento tão triste para toda a comunidade do futebol sul-americano, desejamos muita força aos familiares, amigos, colegas e a todos os torcedores do Nacional”.

Fortaleza

“Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento do atleta Juan Izquierdo, do Nacional/URU, na noite desta terça-feira. Estávamos esperançosos e em oração pela melhora do atleta que, infelizmente, não resistiu. Desejamos nossos mais sinceros sentimentos aos amigos e, principalmente, aos familiares de Juan”.

Grêmio

“O Grêmio lamenta profundamente o falecimento do zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU. O atleta atuava em campo, quando passou mal e acabou sofrendo uma parada cardíaca a caminho do hospital. Nossos sentimentos aos irmãos do Nacional, familiares e amigos de Izquierdo. Força neste momento difícil, estamos com vocês!”

Internacional

“Nesse momento de luto para a comunidade do futebol, o Internacional e a torcida colorada manifestam condolências pela morte de Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Desejamos força para os amigos e familiares do jogador, bem como aos torcedores e torcedoras do clube uruguaio”.

Juventude

“O Esporte Clube Juventude lamenta profundamente o falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional, nesta terça-feira, em São Paulo, aos 27 anos. O Juventude deseja força aos familiares, companheiros de equipe e todos os fãs de Izquierdo”.

Palmeiras

“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a morte do zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, e presta condolências aos familiares e amigos do atleta neste momento de enorme tristeza para o mundo do futebol”.

Vasco

"É com a mais profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do atleta Juan Izquierdo, do Nacional (URU). Neste momento tão difícil, prestamos solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus possa confortar todos os corações. Descanse em paz, Juan”.

Vitória

“O Esporte Clube Vitória lamenta profundamente o falecimento do zagueiro Juan Izquierdo, jogador do Nacional - Uruguai. Neste momento de dor, desejamos força e conforto aos familiares, amigos e companheiros de equipe”.

Repercussão completa da morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU

Como tudo aconteceu

Na noite de quinta (22), São Paulo e Nacional-URU se enfrentavam no Morumbi no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Já na reta final do confronto, quando o Tricolor vencia por 2 a 0, Izquierdo, que tinha entrado no intervalo, caiu sozinho em campo.

Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente. Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.

O São Paulo publicou mensagens de apoio ao jogador, enquanto o Nacional atrasou o retorno ao Uruguai após a partida para acompanhar o zagueiro. Alguns companheiros ainda ficaram na capital paulista.

Atualizações médicas

No primeiro boletim médico, o clube uruguaio informou que Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca e estava sendo mantido sedado, em observação. Depois da arritmia, ele teve uma parada cardíaca.

Quando o jogador chegou ao hospital, segundo o boletim, foram necessárias manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, e ele retornou "à circulação espontânea”.

Desde então, o jogador seguiu internado na UTI, “sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos”. No domingo (25), o boletim médico indicou piora no estado de saúde, com exames confirmando “progressão do comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana”.

Já na segunda (26), o boletim indicou que o estado neurológico do jogador era “crítico”. A consulesa do Uruguai, Marta Echarte, concedeu entrevista à Sport 890, rádio de Montevidéu, após contato com familiares, médicos do hospital e o presidente do Nacional. Segundo ela, a situação era “praticamente irreversível”.

Carreira de Izquierdo

Izquierdo atuava profissionalmente desde 2018, quando estreou pelo Cerro-URU. Na temporada seguinte, o zagueiro seguiu para o Peñarol, mas entrou em campo apenas em cinco jogos.

Em 2020, o atleta seguiu para o Montevideo Wanderers e, na sequência, ao San Luís, do México. Na América do Norte, foi mal e sofreu com críticas da torcida, retornando ao Montevideo Wanderers, pelo qual jogou até o fim de 2021.

No ano seguinte, chegou ao Nacional pela primeira vez, em uma passagem traumática. Ele atuou apenas 13 minutos e sofreu uma fratura na tíbia.

O atleta voltou a jogar em 2023, no Liverpool-URU. Izquierdo marcou três gols em 31 jogos e participou da campanha dos títulos do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia, mas não teve o contrato renovado e pôde voltar ao Nacional para a temporada 2024.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.