O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou o boletim médico que confirma a
Nota do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com anúncio da morte de Izquierdo
De acordo com o documento datado desta terça-feira (27) e assinado por Marcos Vinicius Tadao Fujino (neurologista), Carlos Vicente Serrano Junior (cardiologista) e Miguel Cendoroglo Neto (diretor médico), a causa da morte de Izquierdo, aos 27 anos, foi cerebral e ocorreu após “uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”
“O Hospital Israelita Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”, relata o documento.
Repercussão completa da morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU
Vinte anos após morte de Serginho, Morumbi revive tragédia com Izquierdo, do Nacional Veja o que diz o boletim médico que confirma a morte de Juan Izquierdo Além de Izquierdo, relembre jogadores que morreram após mal súbito em campo Peñarol lamenta morte de Juan Izquierdo e se solidariza com Nacional Associação Uruguaia de Futebol se manifesta sobre morte de Izquierdo: ‘Dor profunda’ Jogadores de Atlético e Cruzeiro reagem à morte de Izquierdo, do Nacional-URU Astros do Uruguai lamentam morte do compatriota Izquierdo: ‘Céu ganhou um anjo’ CBF lamenta morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU Clubes brasileiros lamentam morte de Izquierdo; veja postagens ‘Golpe duro': veja repercussão da morte de Izquierdo na imprensa internacional Luis Suárez lamenta morte de Juan Izquierdo: ‘Difícil de explicar’ Conmebol lamenta morte de Juan Izquierdo, jogador do Nacional-URU Nacional lamenta morte do zagueiro Izquierdo: ‘Luto pela perda irreparável’
Como tudo aconteceu
Na noite de quinta (22), São Paulo e Nacional-URU se enfrentavam no Morumbi no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Já na reta final do confronto, quando o Tricolor vencia por 2 a 0, Izquierdo, que tinha entrado no intervalo, caiu sozinho em campo.
Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente. Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.
O São Paulo publicou mensagens de apoio ao jogador, enquanto o Nacional atrasou o retorno ao Uruguai após a partida para acompanhar o zagueiro. Alguns companheiros ainda ficaram na capital paulista.
Atualizações médicas
No primeiro boletim médico, o clube uruguaio informou que Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca e estava sendo mantido sedado, em observação. Depois da arritmia, ele teve uma parada cardíaca.
Quando o jogador chegou ao hospital, segundo o boletim, foram necessárias manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, e ele retornou "à circulação espontânea”.
Desde então, o jogador seguiu internado na UTI, “sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos”. No domingo (25), o boletim médico indicou piora no estado de saúde, com exames confirmando “progressão do comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana”.
Já na segunda (26), o boletim indicou que o estado neurológico do jogador era “crítico”. A consulesa do Uruguai, Marta Echarte, concedeu entrevista à Sport 890, rádio de Montevidéu, após contato com familiares, médicos do hospital e o presidente do Nacional. Segundo ela, a situação era “praticamente irreversível”.
Carreira de Izquierdo
Izquierdo atuava profissionalmente desde 2018, quando estreou pelo Cerro-URU. Na temporada seguinte, o zagueiro seguiu para o Peñarol, mas entrou em campo apenas em cinco jogos.
Em 2020, o atleta seguiu para o Montevideo Wanderers e, na sequência, ao San Luís, do México. Na América do Norte, foi mal e sofreu com críticas da torcida, retornando ao Montevideo Wanderers, pelo qual jogou até o fim de 2021.
No ano seguinte, chegou ao Nacional pela primeira vez, em uma passagem traumática. Ele atuou apenas 13 minutos e sofreu uma fratura na tíbia.
O atleta voltou a jogar em 2023, no Liverpool-URU. Izquierdo marcou três gols em 31 jogos e participou da campanha dos títulos do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia, mas não teve o contrato renovado e pôde voltar ao Nacional para a temporada 2024.