Ouvindo...

Astros do Uruguai lamentam morte do compatriota Izquierdo: ‘Céu ganhou um anjo’

Jogadores uruguaios que atuam no futebol brasileiro homenagearam Izquierdo nas redes sociais

Canobbio (centro dir) ao lado de Izquierdo (dir) pelo Peñarol

Compatriotas, diversos jogadores da Seleção Uruguaia foram às redes nesta terça-feira (27) lamentar a morte de Juan Izquierdo, ex-jogador do Nacional-URU. Entre os atletas estiveram destaques que atuam no futebol brasileiro, como De La Cruz, do Flamengo, e Canobbio, do Athletico-PR, e astros craques como Ronald Araújo, do Barcelona-ESP.

Ex-companheiro de Izquierdo nas categorias de base do Liverpool-URU, o meia De la Cruz publicou fotos ao lado do companheiro e desejou forças à família do ex-jogador: “Voe alto meu preto!! Meus sentimentos e um grande abraço à família neste momento difícil! Já sabíamos rir há muito tempo e com essa alegria linda vou lembrar de você “preto”.

Outro que atuou ao lado de Izquierdo foi o atacante Agustín Canobbio. Os dois atuaram juntos por uma temporada no Peñarol, em 2019. “Que em paz descanse, Juan. Lembraremos de você com muita alegria sempre. Minha condolências para a família e amigos. O céu ganhou um anjo”, escreveu o atacante do Athletico-PR.

Laterais do Flamengo, Vinã e Varela também homenagearam Izquierdo: “Que em paz descanse, Juan. Minhas condolências à família, amigos e ao Nacional”, escreveu o segundo. Já Ronaldo Araújo, do Barcelona, publicou: “Que dor e tristeza. Deus conforte a família”. E Brian Rodriguez, do América-MEX, escreveu: “Que descanse em paz”.

Repercussão completa da morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU

Leia também

Morte de Juan Izquierdo

A morte de Juan Izquierdo foi confirmada nesta terça-feira (27). Durante o anúncio da morte de Izquierdo, estivavam no Hospital Albert Einstein: o presidente do Nacional, Alejandro Balbi; a consulesa do Uruguai, Marta Echarte; todo o elenco do Nacional, e a família do jogador: a mãe Sandra, o pai Nelson, e a irmã Sofía.

Durante o dia, Rafinha, Michel Araújo e Calleri, jogadores do São Paulo, além do técnico Luís Zubeldía, estiveram no Hospital Albert Einstein. Nos últimos dias, o ex-zagueiro Diego Lugano também esteve no local para visitar familiares de Izquierdo e representantes do Nacional.

Como tudo aconteceu

Na noite de quinta (22), São Paulo e Nacional-URU se enfrentavam no Morumbi no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Já na reta final do confronto, quando o Tricolor vencia por 2 a 0, Izquierdo, que tinha entrado no intervalo, caiu sozinho em campo.

Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente. Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.

O São Paulo publicou mensagens de apoio ao jogador, enquanto o Nacional atrasou o retorno ao Uruguai após a partida para acompanhar o zagueiro. Alguns companheiros ainda ficaram na capital paulista.

Atualizações médicas

No primeiro boletim médico, o clube uruguaio informou que Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca e estava sendo mantido sedado, em observação. Depois da arritmia, ele teve uma parada cardíaca.

Quando o jogador chegou ao hospital, segundo o boletim, foram necessárias manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, e ele retornou "à circulação espontânea”.

Desde então, o jogador seguiu internado na UTI, “sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos”. No domingo (25), o boletim médico indicou piora no estado de saúde, com exames confirmando “progressão do comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana”.

Já na segunda (26), o boletim indicou que o estado neurológico do jogador era “crítico”. A consulesa do Uruguai, Marta Echarte, concedeu entrevista à Sport 890, rádio de Montevidéu, após contato com familiares, médicos do hospital e o presidente do Nacional. Segundo ela, a situação era “praticamente irreversível”.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.