Compatriotas, diversos jogadores da Seleção Uruguaia foram às redes nesta terça-feira (27) lamentar a morte de Juan Izquierdo, ex-jogador do Nacional-URU. Entre os atletas estiveram destaques que atuam no futebol brasileiro, como De La Cruz, do Flamengo, e Canobbio, do Athletico-PR, e astros craques como Ronald Araújo, do Barcelona-ESP.
Ex-companheiro de Izquierdo nas categorias de base do Liverpool-URU, o meia De la Cruz publicou fotos ao lado do companheiro e desejou forças à família do ex-jogador: “Voe alto meu preto!! Meus sentimentos e um grande abraço à família neste momento difícil! Já sabíamos rir há muito tempo e com essa alegria linda vou lembrar de você “preto”.
Outro que atuou ao lado de Izquierdo foi o atacante Agustín Canobbio. Os dois atuaram juntos por uma temporada no Peñarol, em 2019. “Que em paz descanse, Juan. Lembraremos de você com muita alegria sempre. Minha condolências para a família e amigos. O céu ganhou um anjo”, escreveu o atacante do Athletico-PR.
Laterais do Flamengo, Vinã e Varela também homenagearam Izquierdo: “Que em paz descanse, Juan. Minhas condolências à família, amigos e ao Nacional”, escreveu o segundo. Já Ronaldo Araújo, do Barcelona, publicou: “Que dor e tristeza. Deus conforte a família”. E Brian Rodriguez, do América-MEX, escreveu: “Que descanse em paz”.
Repercussão completa da morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU
Vinte anos após morte de Serginho, Morumbi revive tragédia com Izquierdo, do Nacional Veja o que diz o boletim médico que confirma a morte de Juan Izquierdo Além de Izquierdo, relembre jogadores que morreram após mal súbito em campo Peñarol lamenta morte de Juan Izquierdo e se solidariza com Nacional Associação Uruguaia de Futebol se manifesta sobre morte de Izquierdo: ‘Dor profunda’ Jogadores de Atlético e Cruzeiro reagem à morte de Izquierdo, do Nacional-URU Astros do Uruguai lamentam morte do compatriota Izquierdo: ‘Céu ganhou um anjo’ CBF lamenta morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU Clubes brasileiros lamentam morte de Izquierdo; veja postagens ‘Golpe duro': veja repercussão da morte de Izquierdo na imprensa internacional Luis Suárez lamenta morte de Juan Izquierdo: ‘Difícil de explicar’ Conmebol lamenta morte de Juan Izquierdo, jogador do Nacional-URU Nacional lamenta morte do zagueiro Izquierdo: ‘Luto pela perda irreparável’
Morte de Juan Izquierdo
A morte de Juan Izquierdo foi confirmada nesta terça-feira (27). Durante o anúncio da morte de Izquierdo, estivavam no Hospital Albert Einstein: o presidente do Nacional, Alejandro Balbi; a consulesa do Uruguai, Marta Echarte; todo o elenco do Nacional, e a família do jogador: a mãe Sandra, o pai Nelson, e a irmã Sofía.
Durante o dia, Rafinha, Michel Araújo e Calleri, jogadores do São Paulo, além do técnico Luís Zubeldía, estiveram no Hospital Albert Einstein. Nos últimos dias, o ex-zagueiro Diego Lugano também esteve no local para visitar familiares de Izquierdo e representantes do Nacional.
Como tudo aconteceu
Na noite de quinta (22), São Paulo e Nacional-URU se enfrentavam no Morumbi no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Já na reta final do confronto, quando o Tricolor vencia por 2 a 0, Izquierdo, que tinha entrado no intervalo, caiu sozinho em campo.
Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente. Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.
O São Paulo publicou mensagens de apoio ao jogador, enquanto o Nacional atrasou o retorno ao Uruguai após a partida para acompanhar o zagueiro. Alguns companheiros ainda ficaram na capital paulista.
Atualizações médicas
No
Quando o jogador chegou ao hospital, segundo o boletim, foram necessárias manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, e ele retornou "à circulação espontânea”.
Desde então, o jogador seguiu internado na UTI, “sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos”. No domingo (25), o boletim médico
Já na segunda (26), o boletim indicou que o