Com SAF, Villa Nova volta a ter categorias de base após quase dez anos
Euller, o ‘Filho do Vento’, foi anunciado como técnico da equipe sub-20 do Leão do Bonfim nessa quinta-feira (26)

O Villa Nova volta a ter categorias de base após oito anos de hiato. O retorno das atividades se dá após a composição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube novalimense, comandada pelo empresário Renato Valentim. O projeto do CEO do Boston City foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube de Nova Lima em janeiro de 2026.
Como sinal da “nova era”, o Leão do Bonfim anunciou nessa quinta-feira (26) a contratação de Euller, o “Filho do Vento”, para o cargo de treinador do time sub-20.
Em entrevista à TV Banqueta, Sérgio Pinheiro, CEO do Villa Nova, revelou que as categorias sub-15, sub-17 e sub-20 têm participação confirmada no Campeonato Mineiro. Já em relação às categorias sub-12 e sub-14, é aguardada a confirmação de realização dos torneios por parte da Federação Mineira de Futebol (FMF).
O dirigente também destacou que um dos objetivos da nova gestão é a obtenção do Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
CT integrado entre profissional e base
Adiante, Sérgio confirmou que as categorias de base e o time profissional do Villa Nova irão utilizar o Centro de Treinamento Municipal de Nova Lima, no bairro Honório Bicalho.
O CEO da SAF do Leão do Bonfim explicou a escolha do espaço e destacou que haverá o investimento por parte do clube na estrutura do local.
“Mesmo sem a entrega oficial do CT, nós já estamos equipando a estrutura do local que ainda está em fase de conclusão das instalações”, iniciou.
Foco na reconstrução e nas categorias de base
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, em janeiro, o presidente Anísio Clemente Filho afirmou que o clima interno é de otimismo. Segundo ele, a constituição da SAF só se tornou viável após a estruturação da recuperação judicial, que organizou as dívidas do clube e estabeleceu um cronograma para o pagamento aos credores.
Diante desse cenário, Anísio ressaltou que o perfil ideal para assumir a SAF é o de um investidor capaz de arcar com os compromissos financeiros do clube e, ao mesmo tempo, apresentar um projeto sólido e sustentável para o desenvolvimento do Villa Nova.
À época, Anísio destacou que, dentro desse projeto do ‘novo Villa’, seria priorizada a proposta que abarcasse a retomada das categorias de base do clube.
“A gente vai frisar muito nas propostas em relação à base. O Vila tem 5, 6 anos que acabou com sua base e hoje você sabe que a base é tudo. O Vila conseguiu as sequência que ele teve, principalmente no meu comando, porque a gente tinha uma base bem sólida. Então, a gente vai priorizar mesmo um projeto que não é só o projeto financeiro, é um projeto no todo”, afirmou.
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.



