Ouvindo...

Jogadores de Atlético e Cruzeiro reagem à morte de Izquierdo, do Nacional-URU

Pelas redes sociais, atletas dos dois clubes reagiram à morte do jogador uruguaio, falecido nessa terça-feira (27)

Pelo Instagram, atletas de Atlético e Cruzeiro lamentaram o falecimento de Juan Izquierdo, do Nacional, do Uruguai

Jogadores de Atlético e Cruzeiro reagiram à morte do zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, de 27 anos, que atuava no Nacional-URU. Por meio do Instagram, atletas dos dois maiores clubes de Minas Gerais lamentaram o falecimento do defensor, que estava internado desde a última quinta-feira (22).

Além de republicarem a postagem do Nacional-URU com o anúncio da morte de Izquierdo, alguns jogadores deixaram mensagens de condolências. Caso do volante cruzeirense Matheus Henrique.

“Tristeza enorme, meus sentimentos a todos os familiares. Descanse em paz, guerreiro”, escreveu o meio-campista, reforço contratado pelo Cruzeiro na janela de transferências do meio deste ano.

Outro jogador contratado pelo clube celeste nesta temporada, o volante Walace publicou a nota oficial do falecimento do jogador, com o emoji de tristeza.

O atacante Alan Kardec, do Atlético, também lamentou a morte de Izquierdo. O jogador publicou a imagem do zagueiro uruguaio e escreveu no story: “Luto”.

Reforço do Galo, o atacante Deyverson fez uma publicação emocionada nas redes sociais.

“Meus sentimentos pela perda do nosso companheiro de profissão Juan Izquierdo. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos. A palavra de Deus diz em Mateus 5:4 ‘Bem aventurados os que choram, porque serão consolados’. Que Deus esteja com vocês”, escreveu o jogador atleticano.

O meia-atacante cruzeirense Mateus Vital também escreveu mensagem em um story do Instagram: “Descanse em paz, Guerreiro. Que Deus conforte o coração de todos os familiares”, publicou.

O meia argentino Zaracho, os volantes Otávio e Battaglia, além do meia Rubens foram outros atleticanos que manifestaram pesar pela morte de Izquierdo,

Do Cruzeiro, o goleiro Cássio, os laterais-esquerdo Marlon e Kaiki e o volante Japa também deixaram mensagem após a morte do zagueiro uruguaio.

Repercussão completa da morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU

Juan Izquierdo

Morreu na noite dessa terça-feira (27) Juan Manuel Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, que passou mal em partida contra o São Paulo no estádio Morumbi, pela Copa Libertadores. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde quinta-feira (22), data do jogo.

A morte foi confirmada pelo clube uruguaio. O jogador tinha 27 anos e deixa esposa e dois filhos, sendo um recém-nascido.

Durante o anúncio da morte de Izquierdo, estivavam no Hospital Albert Einstein: o presidente do Nacional, Alejandro Balbi; a consulesa do Uruguai, Marta Echarte; todo o elenco do Nacional, e a família do jogador: a mãe Sandra, o pai Nelson, e a irmã Sofía.

Durante o dia, Rafinha, Michel Araújo e Calleri, jogadores do São Paulo, além do técnico Luís Zubeldía, estiveram no Hospital Albert Einstein. Nos últimos dias, o ex-zagueiro Diego Lugano também esteve no local para visitar familiares de Izquierdo e representantes do Nacional.

Como tudo aconteceu

Na noite de quinta (22), São Paulo e Nacional-URU se enfrentavam no Morumbi no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Já na reta final do confronto, quando o Tricolor vencia por 2 a 0, Izquierdo, que tinha entrado no intervalo, caiu sozinho em campo.

Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente. Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.

O São Paulo publicou mensagens de apoio ao jogador, enquanto o Nacional atrasou o retorno ao Uruguai após a partida para acompanhar o zagueiro. Alguns companheiros ainda ficaram na capital paulista.

Atualizações médicas

No primeiro boletim médico, o clube uruguaio informou que Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca e estava sendo mantido sedado, em observação. Depois da arritmia, ele teve uma parada cardíaca.

Quando o jogador chegou ao hospital, segundo o boletim, foram necessárias manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, e ele retornou "à circulação espontânea”.

Desde então, o jogador seguiu internado na UTI, “sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos”. No domingo (25), o boletim médico indicou piora no estado de saúde, com exames confirmando “progressão do comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana”.

Já na segunda (26), o boletim indicou que o estado neurológico do jogador era “crítico”. A consulesa do Uruguai, Marta Echarte, concedeu entrevista à Sport 890, rádio de Montevidéu, após contato com familiares, médicos do hospital e o presidente do Nacional. Segundo ela, a situação era “praticamente irreversível”.

Carreira de Izquierdo

Izquierdo atuava profissionalmente desde 2018, quando estreou pelo Cerro-URU. Na temporada seguinte, o zagueiro seguiu para o Peñarol, mas entrou em campo apenas em cinco jogos.

Em 2020, o atleta seguiu para o Montevideo Wanderers e, na sequência, ao San Luís, do México. Na América do Norte, foi mal e sofreu com críticas da torcida, retornando ao Montevideo Wanderers, pelo qual jogou até o fim de 2021.

No ano seguinte, chegou ao Nacional pela primeira vez, em uma passagem traumática. Ele atuou apenas 13 minutos e sofreu uma fratura na tíbia.

O atleta voltou a jogar em 2023, no Liverpool-URU. Izquierdo marcou três gols em 31 jogos e participou da campanha dos títulos do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia, mas não teve o contrato renovado e pôde voltar ao Nacional para a temporada 2024.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).