Ouvindo...

Conteúdo Patrocinado

Esportes praticados em Minas Gerais

Seja assistindo a um jogo de futebol ou explorando as paisagens desafiadoras da Serra do Cipó, os mineiros e visitantes podem experimentar o melhor do esporte no estado

oferecimento

Equipes se reencontram no returno da Superliga Feminina de Vôlei

A paixão pelos esportes em Minas Gerais reflete a riqueza cultural e a diversidade do estado. Das quadras de vôlei e basquete aos campos de futebol e trilhas de montanha, não faltam oportunidades para entreter quem não dispensa um bom espetáculo – seja de belezas naturais, ou uma partida do seu time do coração.

Os esportes de Minas

Ao falar em esportes, pensamos ‘de cara’ no futebol. América, Atlético e Cruzeiro são os maiores símbolos da paixão dos mineiros pelo esporte.

Além do futebol, Minas Gerais tem tradição em muitos outros esportes. Confira:

Basquete

O estado tem times de basquete que marcam presença nos principais campeonatos do país – seja em extensão nacional, estadual ou municipal.

Conheça os times de basquete mais populares em Minas Gerais.

Esporte Clube Ginástico

O Ginástico é um clube reconhecido pela integração do componente social na prática de esportes, com vários projetos sociais desenvolvidos pelo Ginástico e parceiros.

O trabalho do Ginástico é realizado tanto com a escola de basquete, onde crianças entre 6 e 11 anos recebem aulas de iniciação esportiva no basquete, quanto para o treinamento – quando alunos a partir de 12 anos avançam no treinamento e podem participar de competições nacionais, estaduais e municipais.

Apesar de ser um clube relativamente pequeno, o Ginástico não deixa de levar títulos para casa. Pouco depois da sua fundação, que aconteceu em 1947, vieram as primeiras vitórias: campeão Metropolitano Juvenil e Campeão da Divisão Especial.

As equipes juvenis do Ginásio já foram campeãs de 2018 e 2019 no campeonato brasileiro – respectivamente, equipes sub-14 e sub-12.

Minas Tênis Clube

O apelido Tempestade Mineira não é por nada. Desde o início do Minas Tênis Clube, a prática de basquete foi uma modalidade priorizada.

A reputação do MTC na formação de atletas já é conhecida, e com o basquete não foi diferente.

Dentre os times de basquete do estado, a equipe formada pelo Minas Tênis Clube é uma das de maior destaque quando se fala de títulos.

O time de basquete do Minas já ganhou campeonatos brasileiros, além de disputas mais locais no estado. Em 2022, venceu a Copa Super 8, sendo o primeiro título nacional do basquete do Minas.

Olympico

O Olympico é mais um time de basquete nascido na capital mineira. O destaque fica por conta dos bons resultados das equipes de base, que são presença constante em campeonatos estaduais e regionais.

Somente em 2023, a equipe sub-12 do Olympico conseguiu o primeiro lugar no campeonato estadual, e os atletas da categoria sub-15, o primeiro lugar tanto no campeonato metropolitano, quanto o estadual.

Praia Clube

O Praia Clube é um time de Uberlândia. Atletas de diferentes idades integram as equipes de acordo com a faixa etária – iniciando pelo sub-15 até chegar à modalidade de adultos.

O time adulto de basquete do Praia Clube é frequentemente presença confirmada nos campeonatos realizados pela Confederação Brasileira de Basketball.

Vôlei

Mais um esporte em que Minas balança as redes e recebe destaque. Embora os times de Minas Gerais não formem maioria numérica na Superliga (uma das competições mais importantes de vôlei no país), são presença garantida nesses campeonatos.

Minas Tênis Clube

O desempenho do time do Minas Tênis Clube no vôlei ajudou a criar uma torcida acalorada, dedicada, e que comemora as vitórias do time tanto quanto as torcidas de futebol.

As equipes masculinas e femininas de vôlei do MTC já trouxeram vários títulos de volta para casa.

O time de atletas mulheres já disputou mais de 25 edições da Superliga Feminina, ganhou 10 títulos nacionais, é hexacampeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes, e o segundo melhor time de vôlei do mundo em 1992 e 2018.

Ainda no vôlei feminino, o time do Minas conseguiu o quinto título da Superliga Feminina, se tornando o segundo maior vencedor com 5 troféus da competição.

Do lado masculino, algumas das vitórias de maior destaque são 4 conquistas na Superliga masculina e 2 na Copa Brasil. O time de vôlei masculino do MTC também ganhou 20 títulos regionais e três internacionais.

Praia Clube

Nem só ao basquete se dedicam os esportistas de Uberlândia: no vôlei, o Dentil/Praia Clube também deixa sua marca e vai marcando presença nas competições.

Dentre os destaques, carrega o título de bicampeão da Superliga Feminina. O primeiro troféu internacional aconteceu em 2021, quando a equipe do clube ganhou o campeonato Sul-Americano de vôlei.

Sada Cruzeiro

Um time de vôlei que começou no interior do estado, e logo depois da sua criação, firmou parceria com o Cruzeiro. Esse é um breve resumo do Sada Cruzeiro, time reconhecido, principalmente, pelo desempenho da equipe de vôlei masculina.

O Sada Cruzeiro tem mais de 50 títulos acumulados, sendo os mais recentes os de octacampeão da Copa Brasil e decacampeão Sul-Americano de Clubes.

Leia também

Esportes ao ar livre em Minas Gerais

Minas não tem mar, mas isso não acanha quem não abre mão de um pouco de adrenalina na hora de praticar esportes.

O turismo de aventura achou um ponto de pouso nas montanhas de Minas: seja nas alturas (com trilhas em montanhas) ou na superfície (com grutas e cachoeiras), Minas não deixa de oferecer opções para quem quer combinar esportes com o ar livre.

Cachoeirismo

Consiste em descer a cascata ou cachoeira utilizando técnicas verticais. É uma experiência diferente para quem quer conhecer a força da natureza de outro ângulo. A Zona da Mata mineira e a região da Serra do Espinhaço oferecem boas opções de cachoeiras para o esporte.

Canoagem

Embora seja uma modalidade olímpica, não é preciso sair do estado para praticar a canoagem.

O passeio feito em canoas ou caiaque pode acontecer nas Serras de Ibitipoca ou Santana do Garambéu. Para quem quiser dar os primeiros passos, existem também escolas de canoagem.

Esportes aéreos

São esportes radicais que acontecem não somente nas alturas, mas nos ares. Entram aí práticas como parapente e paraquedismo.

Com rampas de voo espalhadas pelo estado (com destaque para Brumadinho, Governador Valadares e Juiz de Fora), não faltam picos em Minas para um passeio nos ares.

Montanhismo

É natural que esse esporte aconteça no estado mais montanhoso do Brasil. O primeiro passo para aproveitar o montanhismo é sempre pensar na segurança, garantindo o uso de equipamentos adequados e a prática em uma época do ano com menos possibilidades de chuva.

As serras da Mantiqueira e da Canastra são algumas das escolhas populares entre praticantes do montanhismo.

Trekking

O trekking exige um pouco menos de aparatos técnicos que a canoagem ou cachoeirismo, mas ainda é uma prática bem desafiadora.

A ideia é explorar trilhas naturais usando seu próprio corpo ou um transporte que exige muito fisicamente (como uma bicicleta). A prática de trekking no estado se aproveita das belezas naturais que são encontradas nas serras de Minas.

Para a prática de esportes ao ar livre e de natureza, é fundamental contar com orientação profissional para evitar acidentes e a necessidade de contar com resgate.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.