A
O Brasil tentará manter a hegemonia continental. A Canarinho é a maior campeã do torneio, com oito títulos conquistados (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022) e apenas um vice-campeonato (2006).
Por outro lado, a Colômbia vai em busca do título inédito. A equipe acumula três vice-campeonatos (2010, 2014 e 2022).
A última vez em que as equipes se enfrentaram em uma final foi em 2022. Naquela ocasião, o Brasil venceu por 1 a 0 com gol de Debinha.
Campanhas até a final
A Seleção terminou a fase de grupos em primeiro lugar do Grupo B, com 10 pontos - foram quatro vitórias e um empate. Na semifinal, a Canarinho goleou o Uruguai por 5 a 1 e se classificou com tranquilidade para a decisão.
Já a Colômbia finalizou a primeira fase na vice-liderança do Grupo B, com oito pontos - três vitórias e dois empates. Na semi, a equipe colombiana eliminou a Argentina nos pênaltis (5 a 4).
Prováveis escalações
Brasil
Lorena, Yasmim, Isa Haas, Tarciane e Fê Palermo; Duda Sampaio, Angelina e Luany (Kerolin); Marta, Gio e Amanda Gutierres. Técnico: Arthur Elias.
Colômbia
Kate Tapia; Carolina Arias, Daniela Arias, Jorelyn Carabalí e Daniela Caracas; Leicy Santos, Lorena Bedoya, Ilana Izquierdo; Valerin Loboa, Linda Caicedo e Mayra Ramírez. Técnico: Ángelo Marsiglia.
Informações adicionais
- Motivo: final da Copa América Feminina;
- Data e horário: sábado, 2 de agosto, às 18h (de Brasília);
- Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, na Equador;
- Árbitro: Dione Rissios (CHI);
- Auxiliares: Marcia Castillo (CHI) e Leslie Vasquez (CHI);
- VAR: Augusto Menéndez (PER);
- Onde assistir: SporTV e TV Brasil