O governo federal deve divulgar na próxima quinta-feira (6) o edital de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Após décadas de espera por melhorias como a duplicação do trecho, o processo de privatização da rodovia chegou a ser iniciado, porém nenhuma empresa se interessou em administrar a estrada.
Quem convive diariamente com os problemas da BR-381, no trecho de 300 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares, dirige pela rodovia com bastante medo. O histórico de acidentes graves, mortes e condições ruins afetam a mente dos profissionais que carregam o Brasil nos caminhões e nas carretas.
O caminhoneiro Heronei Júlio Dias, conhecido no trecho como “borrachinha”, trafega pela BR-381 há 15 anos, quase todos os dias. Segundo ele, a rodovia está abandonada:
“A gente “tá" esquecido ‘né', parece que os governantes esqueceram de quem carrega o progresso nas costas que somos nos caminhoneiros, além de nós termos grandes jornadas ainda temos as dificuldade de rodovias em péssimas qualidades há anos, principalmente aquele trecho de João Monlevade à Governador Valadares, a gente pede, implora aí por melhorias, a rodovia está em uma situação muito complicada aí.”
O caminhoneiro Sebastião Eugênio Braga, de 62 anos, avalia o trecho de pista simples entre São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade e afirma que ele é “péssimo.”
“Péssimo! Péssimo, cheio de buraco muita curva e acidente todo dia... ali tem muita curva e os motoristas de carros pequenos não obedecem “né", eles não respeitam, eles entram de qualquer jeito, entram pela direita... complicado.”
Sebastião Eugênio fala sobre o trecho, que na opinião dele, é o mais perigoso:
“De João Monlevade a São Gonçalo do Rio Abaixo é o pior trecho que tem! Depois pra lá já melhorou um pouquinho por causa da duplicação, tem que melhorar! E já era pra ter feito essa duplicação aí.”
O instrutor de motoristas de caminhões em uma empresa de logística, Leonardo Miguel Santos, é considerado um especialista quando o assunto é a BR-381, e detalha sobre o trecho mais crítico da rodovia da morte.
“Um dos trechos mais críticos realmente é a região de São Gonçalo do Rio Abaixo e a região aqui de Nova Era, sentido Governador Valadares onde existe um índice muito grande e esses acidentes são mais graves devido a condição geográfica da rodovia.”
Avançando pelo raio-x da BR-381, a Itatiaia parou na cidade de Bela Vista de Minas, onde trecho de pista simples também apresenta buracos e asfalto desgastado, além de sinalização precária. No local, um acidente, mais um entre tantos outros. Um veículo Volksvagem Polo Sedan, de cor prata, rodou na pista e só parou após bater em um barranco.
Um motorista que passava pela rodovia, Ronivon da Costa, relata os principais problemas no trecho de Bela Vista à Nova Era e detalha sobre um acidente que ele presenciou durante o trajeto.
“Acabei de ver um acidente agora tem uns 10Km daqui, um carro capotou ali. Tem ‘bastante parte’ que ‘tá' muito ruim, bastante buraco ainda, os túneis ainda estão quase todos fechados, bastante desvio.”
Ronivon da Costa afirma que não acredita na duplicação da BR-381.
“Eu creio que eles não conseguem duplicar essas pistas aqui não.”