Ouvindo...

Preta Gil: homenagens comoventes de familiares e amigos marcam aniversário da artista

Preta Gil completaria 51 anos de vida nesta sexta-feira (8); a cantora morreu no dia 20 de julho, aos 50

Preta Gil morreu aos 50 anos

Preta Gil foi lembrada por familiares, amigos e admiradores nesta sexta-feira (8), data em que ela completaria 51 anos de vida. A cantora morreu no dia 20 de julho, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, dois anos e meio após descobrir um câncer no intestino.

Gilberto Gil, pai da cantora, celebrou o momento com felicidade. “Na Família Gil, dia 8 de agosto será sempre o dia oficial da alegria e celebração, da nossa integrante mais festiva. Uma saudade sem fim”, escreveu o cantor em um álbum de fotos com a filha.

A madrasta de Preta, Flora Gil, também homenageou a artista: “Certamente um dos dias mais felizes da vida dela. E assim seguimos com esse sorriso e essa alma cheia de brilho e de luz. Pra sempre Preta. Te amo”, registrou.

Bela Gil, José Gil e João Gil, irmãos da cantora relembraram momentos felizes com ela. Além dos familiares, amigos próximos como também aproveitaram a data para demonstrar o carinho a Preta.

O apresentador Gominho compartilhou um compilado de vídeos ao lado da cantora. “8/8 virou definitivamente meu dia de celebrar sua vida! A única coisa que me conforta, é que minha tristeza jamais será maior que a alegria e honra de termos cruzado nossas almas gêmeas!! Te amo infinito!!”, legendou.

Carolina Dieckmmann republicou um vídeo que recebeu de Preta em comemoração ao aniversário da atriz em 2023. O registro mostra fotos e momentos felizes que elas viveram nos 25 anos de amizade. “Minha irmã querida, que você receba aonde estiver mais uma onda de tudo que você plantou aqui e que isso chegue aí em luz”, escreveu.

Outras homenagens

Bela Gil

“Preta se foi. E vive dentro de mim. Sempre disse — pra todo mundo, e principalmente pra ela — que era das pessoas mais generosas que já conheci. Aliás, das mais não. A mais. A mais generosa de todas. Feliz aniversário, Pretinha!! você não imagina a saudade.”

José Gil

“Te amo. E que o amor dessa família por você te encontre no infinito. A gente vai seguir te celebrando, te honrando e ouvindo essa voz gigante, sempre! Viva Pretinha!”

Morte Preta Gil

A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha morreu aos 50 anos no dia 20 de julho, em Nova York, nos Estados Unidos (EUA). O corpo dela foi repatriado para o Brasil no dia 23 e chegou no país no dia seguinte para as cerimônias de despedida.

O velório foi aberto ao público, das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da capital, no dia 25, sexta-feira. Por lá, fãs e admiradores prestaram as últimas homenagens e se despediram da cantora.

Em seguida, o corpo de Preta foi encaminhado, em cortejo, para Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, onde foi cremado em cerimônia particular para a família e amigos próximos.

A cantora foi diagnosticada com a doença pela primeira vez em janeiro de 2023, chegou a entrar em remissão, mas ela voltou mais agressiva e com metástase em 2024.

Em busca de tratamentos alternativos, Preta se mudou para os EUA, onde morreu prestes a voltar ao Brasil.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.