Ouvindo...

Arlindo Cruz faleceu no dia em que ganharia homenagem especial

Sambista Arlindo Cruz enfretava problemas de saúde desde 2017, quando sofreu um AVC

Arlindo Cruz com banjo em visita de fãs

O cantor Arlindo Cruz faleceu nesta sexta-feira (8) aos 66 anos. Nascido em 1958, ele era um dos cantores de samba mais conhecidos no Brasil.

Também nesta sexta-feira, o programa Sem Censura, da TV Brasil, programa uma homenagem ao sambista. Comandado por Cissa Guimararães, a edição vai ao ar às 16h.

Leia também

O programa vai reunir o filho do sambista, Arlindinho, também músico, a produtora Babi Cruz, esposa de Arlindo, e o escritor Marcos Salles, que lança o livro O Sambista Perfeito, biografia do artista.

Saúde de Arlindo Cruz

O sambista nasceu no dia 14 de setembro de 1958, no Rio de Janeiro, e estava com a saúde debilitada desde 2017, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e carregou sequelas até o fim da vida.

Após o acidente vascular cerebral, ele passou um ano e três meses internado, recebeu alta, voltou ao hospital inúmeras vezes para tratar diferentes problemas de saúde e fez acompanhamento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e médicos especializados pela vida toda.

A última internação de Arlindo aconteceu no dia 25 de março de 2025. Além das sequelas do AVC – que rendeu mais de 65 cirurgias a ele -- o compositor também foi diagnosticado com uma doença autoimune, traqueostomizado e precisou inserir uma gastrostomia (GTT) nos últimos anos de vida, ou seja, ele usava uma sonda alimentar.

Arlindo Cruz, filho de Arlindão Cruz e Aracy da Cruz, deixa a esposa Babi Cruz e três filhos: Arlindinho e Flora, fruto do casamento com a empresária, e Kauan, de uma relação extraconjugal do artista.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia