Ouvindo...

Gilberto Gil reflete sobre morte de Preta Gil em missa de sétimo dia: ‘A partida também contribui’

Preta Gil morreu no dia 20 de julho nos Estados Unidos, onde passou por um tratamento experimental contra o câncer

Gilberto Gil é pai de filha Preta Gil

O cantor Gilberto Gil, de 83 anos, falou sobre a morte da filha Preta Gil — em decorrência de um câncer de intestino — na noite desta sexta-feira (28) na missa de sétimo dia da cantora. A cerimônia aconteceu na Paróquia Santa Mônica, no Leblon, Rio de Janeiro, e contou com a presença de amigos e familiares.

“Todos sabem, no país inteiro, que a Preta passou por um longo período de adaptação à partida, ao processo todo de ir embora. A ficha para nós todos e para ela, especialmente, foi caindo aos poucos. Foram dois anos [do tratamento contra o câncer]”, disse em entrevista à Quem.

Gil continua: “O que fica mais acentuado no pesar da perda, é o fato de que houve um sofrimento muito grande dela. É a coisa da qual, digamos assim, a gente mais se ressente, né? Fica do sentimento um ressentimento, pelo fato de que ela tenha tido um período muito grande [de sofrimento]. O que também, por outro lado, ajudou na luta dela para essa adaptação, para esse acompanhamento que ela fez”

Na ocasião, o artista falou da importância de celebrar a história da filha. "É [um momento] como todos que virão daqui para frente, quando estivermos em família, quando estivermos em um círculo de amigos. E mais do que no caso dela, toda, toda, toda a nação brasileira, o povo inteiro que nutriu por ela um afeto muito grande. A lembrança dela vai ficar permanentemente conosco, com todos nós”, frisou.

Gil também refletiu sobre a trajetória de Preta. “Acho que a vida, especialmente num período da história da humanidade em que vivemos tantas tribulações, por causa das dificuldades do fluxo do afeto, esse afeto tem sido muito represado, muito colocado em pequenas caixinhas para manipulação de uns e de tantos”, destacou.

“Nesse sentido, é o fato da lembrança dela, da memória dela ter uma circulação muito grande, muito permanente, é um consolo, é um contraponto a essas dificuldades de afirmação do afeto pelos quais o mundo passa ultimamente. A partida dela também tem essa contribuição, contribui para nós sermos mais amorosos e mais afetivos”, encerrou.

Morte de Preta Gil

A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha morreu aos 50 anos no dia 20 de julho, em Nova York, nos Estados Unidos (EUA). O corpo dela foi repatriado para o Brasil na quarta-feira (23) e chegou no país na quinta-feira (24) para as cerimônias de despedida.

O velório foi aberto ao público, das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da capital, na sexta-feira (25). Por lá, fãs e admiradores prestaram as últimas homenagens e se despediram da cantora.

Em seguida, o corpo de Preta foi encaminhado, em cortejo, para Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, onde foi cremado em cerimônia particular para a família e amigos próximos.

Diagnóstico de câncer

Preta Gil revelou que estava com câncer no intestino no dia 10 de janeiro de 2023. Durante o tratamento, ela realizou uma cirurgia em agosto e após o procedimento precisou usar uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro.

No mesmo mês, a empresária contou que o câncer estava em remissão após 12 meses do diagnóstico. Porém, no dia 22 de agosto, Preta contou que teve uma recidiva do câncer e precisou voltar a fazer quimioterapia. No caso da cantora, o câncer voltou em quatro lugares diferentes.

Após a recidiva, Preta retomou a quimioterapia e, em dezembro, Preta passou por uma cirurgia de mais de 20 horas focada na retirada dos tumores cancerígenos presentes em seu corpo. Na época, ela ficou quase dois meses internada e, após o procedimento, anunciou que passaria uma temporada nos EUA para um tratamento experimental.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.