Ouvindo...

Edu Guedes tem destino traçado em emissora após descoberta de câncer no pâncreas

Atualmente, Edu Guedes está afastado de seu programa matinal de culinária, o “Fica com a Gente”

Edu Guedes está afastado do “Fica com a Gente”, da RedeTV!

Sônia Abrão, apresentadora do “A Tarde É Sua”, da RedeTV!, falou nesta quinta-feira (17) sobre o estado de saúde de Edu Guedes, que foi diagnosticado com câncer no pâncreas recentemente. Durante o programa, a jornalista também mencionou o retorno do chefe de cozinha à emissora.

“Foi muito bom dar de cara com o Edu cheio de energia, de vida, muito motivado a continuar, a voltar logo pro “Fica com a Gente”. Tô sabendo de uma surpresa pro Edu que nem ele tá sabendo, e a gente não vai contar. Ele só sabe que tem surpresa no caminho dele”, adiantou Sônia sem dar muitos detalhes.

Vale lembrar que Guedes foi afastado do programa matinal de culinária para tratar a doença. Desde a ausência do comunicador, o “Fica com a Gente” está sob comandado de Eduardo Gomes Lima, chef assistente do apresentador, e da chef Gabriela Montemezzo.

Em remissão

No vespertino desta quinta, Abrão também falou sobre os próximos passos de Edu e revelou uma novidade sobre o estado de saúde dele. “Não tem segunda fase. Ele não vai precisar nem de quimioterapia, nem de radioterapia. A partir de agora ele é considerado em remissão”, comunicou a apresentadora.

De acordo com ela, Guedes está realizando acompanhamento, se exercitando e se alimentando melhor. “No primeiro ano ele ainda vai passar por checkups de três em três meses. A partir do segundo ano, de seis em seis meses. No terceiro ano, uma reavaliação total, e aí já segue pro quinto ano, quando é dada a cura total”, explicou.

Diagnóstico

Edu Guedes descobriu a doença após diagnóstico de infecção por conta de cálculo renal. Inicialmente, ele fez uma cirurgia de emergência, visto que os rins estavam comprometidos.

Após exames, o tumor cancerígeno foi identificado e o apresentador foi submetido a uma segunda cirurgia no dia 5 de julho. Ao todo, ele passou por quatro cirurgias.

O procedimento, que durou seis horas, se chama pancreatectomia robótica e ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde ele ficou internado até o dia 11 do mesmo mês. A alta hospitalar aconteceu dez dias antes do previsto.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pâncreas representa cerca de 2% de todos os casos de câncer no Brasil e é responsável por 4% das mortes causadas pela doença.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.