Ouvindo...

Com câncer terminal, Isabel Veloso rebate críticas por desejar ser mãe

A influenciadora compartilhou que queria adotar um bebê durante o tratamento paliativo do linfoma de Hodgkin

A influenciadora Isabel Veloso, paciente com câncer terminal, participou de uma live na noite dessa sexta-feira (31) e falou sobre a enxurrada de críticas que recebeu por compartilhar o sonho de ser mãe. Ela havia citado o desejo de adotar um bebê com o marido e reforçou que ela ainda tem vida pela frente.

“Enquanto as pessoas estão falando, eu estou vivendo. As pessoas falam que só por eu ter uma doença sem cura, que provavelmente não me permita viver muito, elas pensam que eu não posso viajar, comer a comida que eu quiser, que eu não posso sonhar em ser mãe, ter uma vida com meu marido. Me julgaram por eu ter passado uma lua de mel com meu marido”, disse ela na live.

Ela explicou que está passando por tratamento paliativo para a dor e que, apesar dos médicos terem dado uma previsão de seis meses de vida, pode se estender com a estabilidade da doença. ."Falaram até que uma paciente terminal, ela tá implorando por feijão, não está aproveitando a vida. O pessoal confunde muito”, apontou.

“Existe uma diferença de cuidados paliativos e cuidados paliativos de terminalidade. A terminalidade seria os últimos dias da pessoa e eu ainda estou nos cuidados paliativos, eu entrei nele justamente para não viver os de terminalidade muito antes. É um tabu muito grande isso porque qualquer um que tem uma dor crônica pode ir para os cuidados paliativos. É pra previnir, não é para morrer lentamente”, ressaltou.

Ela continuou: “Viver com dignidade e eu tenho esse privilégio. Tratamento paliativo é uma coisa muito comum, que graças a Deus está sendo reconhecido e eu vou fazer o possível para que as pessoas reconheçam que você pode sonhar mesmo tendo uma doença incurável. E que você pode sim ter uma qualidade de vida boa.”

Leia também

Adoção

Isabel Veloso relatou nas redes sociais que pretende adotar um bebê. A influenciadora se casou no dia 22 de abril e destacou que este é um sonho dela e do marido, Lucas Borbas.

“Vocês sabem que pra mim é muito difícil engravidar por conta da doença, enfim, claro que eu creio em milagres, nada é impossível pra Deus, tudo tem hora e momento, mas é de risco”, pontuou.

Em seguida, ela comenta que pretende fazer a adoção. “A gente está indo atrás pra saber, entender como funciona o processo de adoção, enfim, a gente gostaria de adotar uma criança de até 2 anos, neném mesmo, mas, claro, independente do que a gente consiga, sabe? Mas a gente queria um bebê mesmo para criar memórias. Sempre foi meu sonho, então eu acho que seria legal”, diz.

Logo depois, Isabel pede instruções sobre adoção e exibe o cômodo que será o quarto do bebê. “Eu e o Lucas a gente sonha muito. Eu profetizo muito, achei até legal, não sei foi um sinal, mas hoje todo mundo que eu conversei me deu feliz dia das mães”, continua.

“Eu fico muito feliz, sabe? É um sonho e, apesar das minhas condições, eu não preciso parar de sonhar”, afirma Isabel, que destaca. “Mesmo que não seja uma criança de sangue, sabe? Não importa, filho é tudo igual. Filho mãe é quem cria, pai é quem cria”.

“Creio muito que Deus irá nos presentear de alguma forma e, se não acontecer nada enquanto eu estiver, vai presentear o Lucas porque esse é o caminho da nossa família”, encerra Isabel.

Diagnóstico

A influenciadora Isabel Veloso, de 17 anos, relatou no dia 1º de março deste ano que enfrenta um câncer terminal e possui apenas 6 meses de vida. Conforme a paranaense, ela tem linfoma de Hodgkin e vive com um tumor que fica em volta do coração.

Anos atrás, Isabel recebeu diagnóstico da doença, passou por transplante de medula óssea, além de quimioterapia. Ela chegou a relatar que havia sido curada, porém a doença voltou.

Antes de se casar no dia 13 de abril, a adolescente exibiu laudo médico para comprovar seu estado de saúde para seus milhões de seguidores. A jovem foi acusada de fingir estar doente para angariar fundos para a cerimônia.

O documento destaca que a adolescente possui “Linfoma de Hodgkin sem resposta ao tratamento quimioterápico” e que ela passa por “cuidados paliativos exclusivos”.

Ainda no mês passado, Isabel contou estar recebendo cuidados paliativos com canabidiol (CBD), uma substância química da planta Cannabis sativa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.
Leia mais