Quatro dos 81 senadores se aventuraram nas eleições municipais e tiveram um desempenho aquém do esperado no pleito. Apenas um deles, Rodrigo Cunha (Podemos-AL) foi eleito. Ele se candidatou a vice-prefeito de Maceió na chapa encabeçada pelo atual prefeito, JHC, que foi reeleito em primeiro turno.
Os demais tiveram um desempenho pífio. Em Belo Horizonte, o senador
Conforme mostrou levantamento da Itatiaia, além de ter recebido uma quantidade de votos menor que a esperada,
Outra decepção foi o senador Eduardo Girão (Novo-CE). Um dos parlamentares mais histriônicos contra o governo Lula no Congresso Nacional, ele chegou a
Girão angariou 14.878 votos na eleição para a Prefeitura de Fortaleza (CE), o equivalente a 1,06% dos votos válidos. Em suas redes sociais, Girão também evitou comentar o resultado, mas publicou um post sobre o perfil dos prefeitos eleitos em todo o país.
“Durante as eleições municipais tivemos a confirmação que os brasileiros são cada vez mais conservadores! Não obstante uma clara polarização em muitas cidades, especialmente as capitais, o resultado das urnas apontaram para o sólido crescimento das forças conservadoras e de direita em todo o Brasil”, afirmou.
Em Goiânia (GO), terra do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), outra decepção. O parlamentar terminou na quinta colocação, com pouco mais de 45 mil votos, o equivalente a 6,18% dos votos válidos.