O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai apoiar a candidatura de Fuad Noman (PSD) no
“No caso de Belo Horizonte, o Fuad, o atual prefeito, que apoiou o presidente Lula, foi para o segundo turno e, inclusive, ontem já conversou com ele. O presidente reforçou o apoio ao nome do Fuad, que vai para o segundo turno contra um dos ícones dessa extrema-direita”, disse o ministro a jornalistas após uma reunião com Lula no Palácio do Planalto.
Padilha comemorou a vitória de aliados contra candidatos bolsonaristas, como
Segundo o ministro, o crescimento expressivo de prefeituras comandadas por partidos do centrão, como o PSD, que conquistou 878 municípios, o MDB, com 847, e o PP, com 743, também é benéfico para o governo, já que essas siglas integram a base de Lula.
A vitória do centrão e da direita nas eleições municipais, também revela um desempenho menor do PT se comparado ao resultado dessas legendas.
O partido do presidente Lula saltou de 183 prefeituras conquistadas em 2020 para 248 neste ano e ficou em nono lugar no ranking das siglas com mais prefeituras.