Ouvindo...

Lula vai apoiar Fuad no segundo turno em BH, diz ministro

Segundo o ministro, o presidente reforçou seu apoiou ao atual prefeito em ligação na noite de domingo (7)

Lula, Fuad Noman, Duda Salabert e Reginaldo Lopes em evento

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai apoiar a candidatura de Fuad Noman (PSD) no segundo turno das eleições em Belo Horizonte.

“No caso de Belo Horizonte, o Fuad, o atual prefeito, que apoiou o presidente Lula, foi para o segundo turno e, inclusive, ontem já conversou com ele. O presidente reforçou o apoio ao nome do Fuad, que vai para o segundo turno contra um dos ícones dessa extrema-direita”, disse o ministro a jornalistas após uma reunião com Lula no Palácio do Planalto.

Padilha comemorou a vitória de aliados contra candidatos bolsonaristas, como João Campos (PSB), no Recife, e Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro.

Leia também

Segundo o ministro, o crescimento expressivo de prefeituras comandadas por partidos do centrão, como o PSD, que conquistou 878 municípios, o MDB, com 847, e o PP, com 743, também é benéfico para o governo, já que essas siglas integram a base de Lula.

A vitória do centrão e da direita nas eleições municipais, também revela um desempenho menor do PT se comparado ao resultado dessas legendas.

O partido do presidente Lula saltou de 183 prefeituras conquistadas em 2020 para 248 neste ano e ficou em nono lugar no ranking das siglas com mais prefeituras.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.