No próximo domingo (6),
Quem se tornar vice-prefeito ou vice-prefeita terá quatro anos de mandato, assim como o titular do cargo, com possibilidade de reeleição para outro período de mesma duração.
Além de auxiliar o prefeito nas atividades administrativas e na execução das políticas públicas, o vice-prefeito pode ser designado para coordenar projetos específicos ou áreas de interesse da administração municipal.
Muito se fala dos
Coronel Cláudia (PL), vice de
Bruno Engler (PL) :
Policial de formação, Cláudia Romualdo é ex-comandante da Polícia Militar, ativista bolsonarista nas redes sociais e já foi candidata a deputada federal. Ela é conhecida por suas opiniões semelhantes às do deputado Bruno Engler e foi indicada pelo próprio Engler.
Renata Rosa (Podemos), vice de
Carlos Viana (Podemos) :
Renata Rosa é contadora por formação, mas desde 2002, quando sofreu um acidente que a deixou paraplégica, se dedica a atuar na proteção dos direitos das pessoas com deficiência.
Em 2015 participou ativamente, em Brasília, da Comissão que elaborou o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Rosa disputou as eleições, em 2022, como candidata a deputada estadual pelo Podemos e em 2020 tentou se eleger vereadora de Belo Horizonte pelo mesmo partido, mas ficou como suplente nos dois pleitos.
Francisco Foureaux (PDT), vice de
Duda Salabert (PDT) :
Filiado ao PDT desde 2018, Francisco Foureaux é professor de História com mestrado em Administração. Deu aula na PUC, na UFV e em várias escolas de Minas Gerais.
Pesquisador nas áreas de educação e de mobilidade, ele foi candidato a vereador por Belo Horizonte em 2020.
Hoje é membro do Observatório de Mobilidade Urbana e do Conselho Regional de Trânsito e Transporte, Regional Centro Sul, da capital.
Álvaro Damião (União Brasil), vice de
Fuad Noman (PSD) :
Álvaro Damião é radialista e apresentador, tem 52 anos, está no segundo mandato na Câmara dos Vereadores. Natural do bairro Concórdia, Região Nordeste de BH, Damião ficou conhecido pela atuação em emissoras de rádio e TV da capital.
Paulo Brant (PSB), vice de
Gabriel Azevedo (MDB) :
Paulo Brant é engenheiro e economista e já foi secretário estadual de Cultura, no governo Aécio Neves (PSDB). Foi vice-governador na primeira gestão de Romeu Zema (Novo). Em 2020, deixou o Novo e, em 2022, foi candidato a vice na chapa encabeçada por Marcus Pestana (PSDB).
Geraldo Neres (UP), vice de
Indira Xavier (UP) :
Geraldo Neres compõe a chapa da candidata Indira Xavier. Tem atuação há alguns anos em movimentos de lutas de classes, e já foi diretor e um dos fundadores da Associação de Empregados da MGS (ASSEPEMGS), que representa funcionários ligados aos serviços terceirizados em órgãos públicos.
Quando está fora da política e militância, atua como lanterneiro e borracheiro. Neres foi candidato a vereador no ano de 2020, mas nunca atuou em cargo eletivo.
Marília Garcia Domingues (PCO), vice de
Lourdes Francisco (PCO) :
Marília Domingues é vice da candidata Lourdes Franscisco. Domingues mora em São Paulo, e atua na campanha de Lourdes de forma remota.
Marília tem 28 anos de idade, foi candidata a deputada federal em 2018 e à prefeitura de Belo Horizonte no ano de 2020, nos dois casos não foi eleita.
Sua vida político-partidária começou no ano sua primeira candidatura, em 2018.
Atualmente, além de participar na busca de arrecadação para a campanha de Lourdes Francisco, Marília atua no Comitê Central do PCO, e milita na Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), organização ligada ao partido.
Luísa Barreto (NOVO), vice de
Mauro Tramonte (Republicanos) :
Luísa Barreto é candidata a vice-prefeita de BH na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos). Barreto é ex-Secretária de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais, com atuação na gestão de Romeu Zema (NOVO) entre os anos de 2019 e 2024.
Ela nasceu em Belo Horizonte e se formou em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
No ano de 2020 foi empossada presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), e ainda naquele ano, disputou a prefeitura de Belo Horizonte como cabeça de chapa pelo PSDB, deixando o partido no ano de 2022.
Já em 2023, além de permanecer como secretária do estado, foi eleita vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan).
Bella Gonçalves (PSOL), vice de
Rogério Correia (PT) :
Bella Gonçalves é vice na chapa de Rogério Correia na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ela tem 35 anos, e atuou como vereadora na capital entre 2018 e 2023, quando deixou o cargo ao ser eleita deputada estadual.
Bella é cientista política e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já foi presidente do PSOL/BH e assessora parlamentar. Tem histórico de atuação em movimentos de trabalhadores, vilas e favelas. Também se envolveu em vários debates ligados a pauta ambiental.
Andréa Carla Ferreira (PSTU), vice de
Wanderson Rocha (PSTU) :
André Carla é vice do candidato Wanderson Rocha pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ela é professora e diretora do Departamento Administrativo Financeiro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH), e faz parte da executiva nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), atuando há 30 como educadora nas redes municipal e estadual.
Andréa é formada em história, sociologia e geografia. A candidata tem 53 anos e nasceu em Belo Horizonte.