O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos) visitou moradores de rua da capital mineira nesta sexta-feira (30). Na agenda, ele atacou prefeitos do interior, dizendo que são eles que mandam as pessoas para a capital.
“Belo Horizonte tem sido alvo de prefeitos irresponsáveis do interior, que mandam para cá os moradores de rua sem nenhum tipo de apoio, jogando o problema para nós. Precisamos resolver o problema de forma humana e eficaz. Recebi muitas críticas porque entende-se que a capital tem que abraçar, todos têm, mas você precisa resolver o problema e você resolve o problema quando a família do morador de rua está por perto, quando ele tem relações com a cidade ou quando ele quer permanecer na cidade.
Segundo Viana, para encontrar uma solução, ele tem conversado com as pessoas em situação de rua e ouve delas o desejo de voltar para suas cidades. “Eles, quando vêm para cá, estão confusos, sem entender o que aconteceu, e querem voltar para casa”, afirmou.
De acordo com o senador licenciado, a atual gestão da Prefeitura de Belo Horizonte tem feito apenas um trabalho de ‘limpeza’ das ruas, tirando os moradores de onde vivem sem oferecer a eles uma solução. “O que não pode acontecer é a prefeitura simplesmente começar um grande trabalho de limpeza e expulsar os moradores sem oferecer uma solução”, criticou.
Distribuição de alimentos
Em sua agenda, Carlos Viana ainda defendeu que a prefeitura de Belo Horizonte trabalhe junto com o terceiro setor para a criação de abrigos com espaços que ofereçam serviços psicológicos e sociais aos moradores de rua. Ele quer ainda que a PBH organize, junto a voluntários que distribuem comida para as pessoas, uma ação mais organizada.
“Precisamos ter controle disso, a prefeitura fornecer um lugar para eles receberem a comida de forma adequada. Doar a comida é um ato bom, mas que acontece sem controle e muitas vezes com desperdício de comida e acúmulo de lixo na cidade”, finalizou.