Sem terem acesso aos nomes dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para as eleições deste ano, 64% dos eleitores não sabem em quem votarão no dia 6 de outubro. Esse é o resultado da pesquisa espontânea do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.
A pesquisa espontânea pergunta diretamente aos entrevistados em quem eles votarão no primeiro turno das eleições na capital mineira, sem apresentar nomes, partidos ou fotos dos candidatos. Com isso, mede-se o percentual do eleitor que já teria um voto mais consolidado nos candidatos.
Datafolha: Tramonte lidera com 27% e corrida em BH tem quíntuplo empate no 2º lugar Quem ganhou e quem perdeu com a saídas de João Leite e Luísa Barreto da disputa em BH, segundo Datafolha
Nessa modalidade, o candidato que aparece em primeiro lugar é o deputado estadual e ex-apresentador de TV, Mauro Tramonte (Republicanos), com 8% das intenções de voto. Ele é seguido pelo deputado estadual Bruno Engler (PL), com 5%. Na sequência, aparecem o deputado federal Rogério Correia (PT), o atual prefeito Fuad Noman (PSD) e a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 4%. Questionados, 1% dos eleitores disseram votar “no atual prefeito”, mas não citaram diretamente o nome de Fuad.
O senador Carlos Viana (Podemos) e o vereador Gabriel Azevedo (MDB) aparecem com um ponto percentual. Outros 2% dos eleitores disseram outros nomes.
Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo somam 6% e os que disseram não saber, 64%. Confira:
- Mauro Tramonte (Republicanos): 8%
- Bruno Engler (PL): 5%
- Rogério Correia (PT): 4%
- Fuad Noman (PSD): 4%
- Duda Salabert (PDT): 4%
- No atual prefeito: 1%
- Carlos Viana (Podemos): 1%
- Gabriel (MDB): 1%
- Outras respostas: 2%
- Em branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 64%
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, em que os nomes e partidos dos candidatos são apresentados em um cartão aos eleitores,
O senador Carlos Viana (Podemos) tem 12% das intenções de voto e é seguido pelo deputado estadual Bruno Engler (PL), a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), todos com 10% das intenções de voto. O deputado federal Rogério Correia (PT) aparece na quinta colocação, com 7%.
No pelotão de baixo, o vereador Gabriel Azevedo (MDB) tem 3% e o professor Wanderson Rocha (PSTU), 1% das intenções de voto. As candidatas Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) foram citadas por eleitores, mas não chegam a marcar 1%.
Confira a pesquisa estimulada:
- Mauro Tramonte (Republicanos): 27%
- Carlos Viana (Podemos): 12%
- Bruno Engler (PL): 10%
- Duda Salabert (PDT): 10%
- Fuad Noman (PSD): 10%
- Rogério Correia (PT): 7%
- Gabriel Azevedo (MDB): 3%
- Wanderson Rocha (PSTU): 1%
- Indira Xavier (UP): 0%
- Lourdes Francisco (PCO): 0%
- Branco/nulo: 10%
- Não sabe: 9%
A pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, ouviu 910 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.