Ouvindo...

Quem ganhou e quem perdeu com a saídas de João Leite e Luísa Barreto da disputa em BH, segundo Datafolha

Levantamento divulgado nesta quinta (22) é o primeiro após registro das candidaturas à Prefeitura de Belo Horizonte

Corrida para a Prefeitura de Belo Horizonte esquenta com divulgação de pesquisa Datafolha

A segunda pesquisa eleitoral divulgada pela Datafolha sobre a corrida em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (22), trouxe duas mudanças principais com relação à que foi divulgada na primeira semana de agosto: as ausências de João Leite (PSDB) e Luísa Barreto (Novo).

Ambos retiraram suas pré-candidaturas após o período de convenções partidárias, que se encerraram no dia 15 de agosto. O ex-deputado estadual resolveu apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD) e a ex-secretária de Planejamento e Gestão de Romeu Zema (Novo) se tornou candidata a vice na chapa comandada pelo líder da pesquisa, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos).

Na primeira pesquisa, Tramonte aparecia em primeiro lugar com 19% das intenções de voto e era seguido, justamente, por João Leite, que tinha 12%. A saída do tucano do tabuleiro, no entanto, não resultou na transferência de votos ao candidato que passou a ser apoiador por ele. Na contramão, o beneficiado foi Tramonte — que subiu oito pontos percentuais, chegando a 27% das intenções de voto e na liderança isolada.

Leia também

O senador Carlos Viana (Podemos) foi outro candidato que subiu nas pesquisas com a saída de João Leite, passando de 8% para 12% e assumindo a segunda colocação. Ele é seguido de perto — e dentro da margem de erro — por outros quatro candidatos: Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Fuad Noman (PSD) tem 10% e Rogério Correia (PT), 7% das intenções de voto.

Desses Fuad registrou o maior crescimento entre a primeira e a segunda pesquisa do instituto Datafolha: subiu quatro pontos percentuais, passando de 6% para 10%. Bruno Engler tinha 7% e Duda manteve os 10%. Rogério Correia, que tinha 8% oscilou para 7%.

No pelotão de baixo, o vereador Gabriel Azevedo (MDB) tinha 4% e, agora, aparece com 3% das intenções de voto.

Confira a pesquisa:

  • Mauro Tramonte (Republicanos): 27% (tinha 19% na pesquisa anterior)
  • Carlos Viana (Podemos): 12% (tinha 8% na pesquisa anterior)
  • Bruno Engler (PL): 10% (tinha 7% na pesquisa anterior)
  • Duda Salabert (PDT): 10% (tinha os mesmos 10% na pesquisa anterior)
  • Fuad Noman (PSD): 10% (tinha 6% na pesquisa anterior)
  • Rogério Correia (PT): 7% (tinha 8% na pesquisa anterior)
  • Gabriel Azevedo (MDB): 3% (tinha 4% na pesquisa anterior)
  • Wanderson Rocha (PSTU): 1% (não pontuou na pesquisa anterior)
  • Indira Xavier (UP): 0% (tinha 1% na pesquisa anterior)
  • Lourdes Francisco (PCO): 0% (não aparecia na pesquisa anterior)
  • Branco/nulo: 10% (eram 13% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 9% (eram os mesmos 9% na pesquisa anterior)

Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.