O instituto de pesquisas Datafolha registrou, na última semana, uma segunda pesquisa de intenção de votos para o cargo de prefeito de Belo Horizonte. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. De acordo com o registro feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa sob o número MG-05345/2024 deve ser divulgada na próxima quinta-feira (22).
Serão 910 eleitores entrevistados entre a próxima terça (20) e a própria quinta-feira (22) e tem valor de R$ 79.354,02.
A pesquisa é do tipo quantitativo, por amostragem e com aplicação de questionário de forma pessoal aos eleitores, nas ruas.
Primeira pesquisa
A primeira pesquisa Datafolha para as eleições em Belo Horizonte foi divulgada em 5 de julho e aponta Mauro Tramonte como líder. No entanto, nessa segunda rodada, há novidades com relação ao segundo levantamento, previsto para esta semana, sobretudo com relação a candidatos que desistiram de concorrer — caso de João Leite (PSDB), que ocupava o segundo lugar no levantamento e Luísa Barreto (Novo), que aparecia nas últimas colocações.
O tucano desistiu de ser candidato para apoiar a candidatura à reeleição do atual prefeito, Fuad Noman (PSD). Luísa, por sua vez, é vice na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos).
Confira os resultados da 1ª pesquisa:
- Mauro Tramonte (Republicanos): 19%
- João Leite (PSDB): 12%
- Duda Salabert (PDT): 10%
- Rogério Correia (PT): 8%
- Carlos Viana (Podemos): 8%
- Bruno Engler (PL): 7%
- Fuad Noman (PSD): 6%
- Gabriel Azevedo (MDB): 4%
- Luísa Barreto (Novo): 1%
- Indira Xavier (UP): 1%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe: 9%
Detalhes da pesquisa
O levantamento irá abordar o voto espontâneo — quando os nomes não são apresentados aos eleitores entrevistados — e o voto estimulado, quando será apresentado um cartão com os nomes dos 10 candidatos registrados na Justiça Eleitoral. Outro aspecto importante da pesquisa é a medição do nível de conhecimento dos entrevistados com relação aos candidatos. O questionário prevê medir se o eleitor conhece muito bem, um pouco, só de ouvir falar ou não conhece cada um dos candidatos.
Avaliação de Fuad Noman
Outro ponto a ser abordado pelos pesquisadores é a avaliação do governo de Fuad Noman, que assumiu a prefeitura em 2022 após a saída de Alexandre Kalil para a disputa ao Governo de Minas.
O Datafolha quer saber dos eleitores se Fuad fez, pela cidade, mais, menos ou o que o eleitor esperava do que ele fizesse.
Força dos cabos eleitorais
Outra pergunta prevista no questionário do Datafolha é a medição das forças dos cabos eleitorais na disputa em Belo Horizonte. O instituto vai avaliar se apoio do governador Romeu Zema (Novo), do presidente Lula (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do senador Cleitinho (Republicanos) e do ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos) tem capacidade de atrair eleitores.
Zema e Kalil estão juntos no apoio a Mauro Tramonte (Republicanos). Lula reforça o palanque de Rogério Correia (PT). Já Bolsonaro e Cleitinho — apesar de estar filiado ao partido de Tramonte — reforçam a campanha de Bruno Engler (PL).
Área de prioridade
Por fim, a pesquisa também vai procurar saber qual deveria ser a prioridade do próximo prefeito ou prefeita da capital mineira: segurança, saúde, transporte coletivo, conservação de calçadas, ruas e avenidas, educação, limpeza urbana, situação de moradores de rua, habitação, situação dos usuários de drogas, situação do trânsito, emprego, preparar a cidade para as mudanças climáticas, enchentes ou outras.