O atual prefeito de Teresina, capital do Piauí, Dr. Pessoa, do Partido Renovação Democrática (PRD), acertou com uma cabeçada o candidato à prefeitura pelo Partido Socialista e Liberdade (PSOL), Francinaldo Leão. A agressão aconteceu durante o primeiro debate promovido pela TV Bandeirantes na noite de quinta-feira (8).
Os dois candidatos debatiam sobre saúde pública no município quando Pessoa, 78 anos, encarou e começou a se aproximar de Leão, 49 anos, e o atingiu com a cabeça. Depois disso, os dois foram separados por um segurança e o atual prefeito de Teresina disse que teria recebido uma cuspida no rosto, o que não foi registrado pelas câmeras.
“Eu quero pedir desculpas, porque ele [Leão] veio muito para cima, cuspindo, mas eu já pedi desculpas”, disse o candidato do PRD quando retomou a palavra.
Nas redes sociais, Francinaldo Leão e também o diretório do PSOL em Teresina, se posicionaram sobre a agressão. Em um post em conjunto, o partido escreveu: “Lamentável! Nosso candidato à prefeitura de Teresina, Francisco Leão, foi agredido pelo atual prefeito da cidade. Registramos o Boletim de Ocorrência imediatamente após sair do Debate na TV Band”.
O candidato disse, também pelas redes sociais, que sofreu a agressão por fazer uma pergunta. “Fui atacado por defender os direitos da nossa periferia, por dar voz a quem muitas vezes é silenciado. Mas saibam de uma coisa: NÃO vão me calar! Apesar do descontrole do prefeito, minha luta seguirá para que cada cidadão seja ouvido e tenha seus direitos sociais respeitados”, afirmou Leão.
Primeiro debate com os candidatos à prefeitura em Belo Horizonte
Assim como em Teresina,