A página da Wikipédia da economista Marina Helena, pré-candidata do partido Novo à Prefeitura de São Paulo, corre risco de ser eliminada nos próximos dias. Há uma disputa entre usuários da plataforma e aliados de Marina sobre o verbete, que mostra informações sobre sua biografia, atuação profissional e política e vida pessoal.
Marina Helena foi candidata a deputada federal pelo Novo em 2022 e teve mais de 50 mil votos, mas não foi eleita. Atualmente, ela é primeira suplente da chapa e tomaria posse caso Adriana Ventura, única candidata eleita há dois anos pelo partido, deixe a cadeira.
“A exclusão do verbete não apenas obscurece a trajetória e as contribuições significativas de Marina Helena, mas também reflete uma preocupante falta de transparência e equidade na manutenção de registros públicos”, informou o diretório municipal do Novo em São Paulo.
Ao acessar a página sobre Marina Helena no Wikipedia, aparece uma mensagem que diz: “Este artigo foi proposto para eliminação por consenso. Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 2 de maio”.
O pedido de eliminação do verbete foi feita por um usuário do Wikipédia em 21 de fevereiro, no mesmo dia em que a página foi criada por outro usuário, que alegou que o verbete infringiria a regra A4 do Wikipédia, que diz que um artigo sobre uma pessoa real pode ser excluída caso “não indique de que forma o seu sujeito é importante ou significativo”.
Nos últimos dias, a discussão entre usuários e administradores da Wikipédia voltou e foi proposta a “eliminação por consenso”. Isso ocorre quando há um pedido de exclusão do verbete e que pode ser decidido por meio de votação entre os usuários.
Ainda não há uma decisão sobre o assunto mas, conforme a própria plataforma, o artigo poderá ser excluído a partir de 2 de maio.
De acordo com
- Guilherme Boulos (PSOL): 35,6%
- Ricardo Nunes (MDB): 33,7%
- Tábata Amaral (PSB): 14,7%
- Kim Kataguiri (União Brasil): 9,4%