Ouvindo...

Times

Lula chega à Alemanha para última agenda internacional antes de retorno ao Brasil

Presidente retoma relações com o país europeu que estava a mais de 10 anos sem visitas oficiais brasileiras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (03) em Berlim, na Alemanha, onde ficará pelos próximos três dias. Nesse período, estão previstos encontros com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e o chanceler federal, Olaf Scholz, além de assinatura de parcerias.

Esta é a última agenda internacional do presidente em uma viagem que começou no dia 27 de novembro. Antes de visitar a Europa, Lula esteve na Arábia Saudita e no Catar, onde participou da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai.

Na agenda do presidente Lula na Alemanha, além dos encontros com o presidente e o chanceler, também estão previstas reuniões com a presidente do Bundesrat (Câmara alta do Parlamento alemão), Manuela Schwesig, um novo encontro com Scholz, e uma reunião entre as cúpulas dos dois governos, além de uma agenda com representantes de empresas alemãs e brasileira.

Essa é a primeira visita oficial de um presidente brasileiro à Alemanha desde 2012, quando Dilma Rousseff foi recebida pela então chanceler Angela Merkel.

Após o encontro, Lula e toda a delegação brasileira que esteve com ele durante as agendas internacionais retornam ao Brasil.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais