Ouvindo...

Avião presidencial decola para buscar brasileiros que estão em Gaza

O avião presidencial terá como destino a cidade de Roma, na Italia, de onde irá aguardar autorização para seguir para o Egito e, de lá, resgatar cerca de 20 brasileiros que aguardam repatriação no lado palestino

O avião presidencial decolou na tarde desta quinta-feira

O avião presidencial que irá repatriar brasileiros que estão na Faixa de Gaza, decolou na tarde desta quinta-feira (12), da Base Aérea de Brasília com destino a Itália, de onde aguardará autorização para repatriar brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região que tem sido atacada por Israel devido a presença de integrantes do Hamas. Segundo o governo federal, o avião, que tem capacidade para 40 passageiros, fará uma parada técnica na Ilha do Sal, em Cabo Verde. O pouso em Roma, está previsto para às 6h desta sexta-feira (13) no horário de Brasília. A aeronave irá aguardar em Roma a autorização para pousar no Egito e repatriar brasileiros que estão em Gaza, região que tem sido alvo de ataques de Israel devido à presença de integrantes do Hamas.

Esta foi a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira enviada para repatriar os brasileiros. Até o momento, segundo o governo, 494 pessoas já foram deslocadas desde o início da Operação Voltando em Paz, que tem o objetivo de resgatar os brasileiros que estão em meio à guerra entre Israel e o Hamas.

Segundo dados do Itamaraty, até o momento, a Embaixada brasileira em Tel Aviv, capital de Israel, recebeu pedidos de 2.700 brasileiros que desejam retornar ao Brasil. O governo federal estima 14 mil brasileiros residentes em Israel e seis mil brasileiros na Palestina. A previsão é a de que 900 brasileiros sejam repatriados em voos da FAB até o próximo sábado (14).

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.