O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia para tratar de uma artrose no quadril na próxima sexta-feira (29). A intervenção será feita no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, mas a equipe médica é de São Paulo. Os médicos vão implantar uma prótese entre a cabeça do fêmur e a bacia do presidente. O objetivo é substituir as articulações desgastadas. O procedimento, normalmente, demanda internação de 3 a 5 dias.
Após a alta, Lula irá para o Palácio da Alvorada, de onde despachará nas próximas semanas. A previsão para recuperação é de um mês. Possivelmente, o presidente precisará de andador nas duas primeiras semanas.
Fontes do Itamaraty já haviam informado, conforme adiantado pela Itatiaia, que as
A semana
As visitas a São Paulo, na próxima terça-feira (26) e a Minas, na próxima quarta (27), para lançar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram suspensas. Lula terá apenas compromissos em Brasília. Na segunda-feira (25), ele recebe a visita do primeiro-ministro do Vietnã Pham Minh Chinh às 11h. Na terça (26), faz a live Conversa com o Presidente às 8h30; lança o programa do Complexo Econômico-Industrial da Saúde às 11h; e lança o programa Escolas Conectadas às 15h. Na quarta (27), lança o PAC Seleções, com editais voltados à projetos prioritários de cidades e estados, às 10h. A partir de quinta (28), Lula estará a disposição da equipe médica para a cirurgia na sexta (29).
Na noite desta sexta-feira (22), em clima de descontração, o presidente fez um tuíte do “sextou”, que está repercutindo nas redes sociais. Lula escreveu no twitter: “Está decretado o fim de semana em todo o território nacional. Boa noite de sexta-feira e juízo para todos”.