Ouvindo...

Governo de Minas vai pagar adicional de valorização a servidores da educação

Informação foi confirmada à Itatiaia pelo Secretário Estadual de Educação do Governo de Minas, Igor Alvarenga

Pagamento começa a ser feito no mês de setembro

Cerca de 116 mil servidores da educação básica de Minas Gerais vão receber um adicional de valorização a partir de setembro. A informação foi confirmada à Itatiaia nesta terça-feira (1º) pelo secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga.

O titular da pasta também anunciou o pagamento retroativo do mesmo benefício - que deveria ter sido pago no último ano de mandato do ex-governador Fernando Pimentel (PT), mas que ficou pendente até hoje. Nesse caso, o benefício será pago em duas parcelas, nos meses de setembro e outubro deste ano.

Ao todo, 116 mil servidores de diversos cargos receberão o chamado Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb). O impacto para os cofres da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é de R$ 318 milhões ao todo.

Confira como será o pagamento do Adveb:

  • Setembro: pagamento referente ao Adveb de 2023

  • Outubro: pagamento referente à 1ª parcela do Adveb de 2018

  • Novembro: pagamento referente à 2ª parcela do Adveb de 2018

O que é o adicional de valorização da educação básica?

O Adveb é um benefício voltado para servidores efetivos da educação básica e é pago a cada cinco anos. A bonificação corresponde a 5% do vencimento básico do funcionário público.

De acordo com o Governo de Minas, o adicional foi retomado em 2019, após aprovação do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin). Em junho, a secretaria anunciou o benefício para 52.997 servidores, que se enquadraram nas regras para recebimento do Adveb.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.