O governo federal estuda destinar o antigo prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) da Rua dos Caetés, no Centro de Belo Horizonte, para um programa voltado para moradias populares.
O imóvel onde funcionava a sede do INSS na capital mineira foi ocupado em abril de 2015 por famílias de baixa renda e vem sendo reivindicado como opção para moradias populares por movimentos sociais.
O prédio do centro de BH já havia sido destinado para um programa de moradias populares entre 2013 e 2015, mas o projeto acabou não saindo do papel.
A destinação de imóveis da União para moradias populares está sendo estudada pelo Ministério da Gestão, com o programa Democratização dos Imóveis da União. O programa fará parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prometido pelo governo Lula para este mês.
A ideia do governo federal é transformar ativos da União que não estão sendo usados em habitações populares. O programa contará com parcerias com os estados e com as prefeituras. Os prédios devem passar por reformas de modernização em suas estruturas e em suas instalações.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Ministério da Gestão para saber mais detalhes sobre o projeto que será feito na capital mineira, mas a pasta não apresentou detalhes sobre o projeto para o antigo prédio do INSS da Rua dos Caetés.