Ana Moser se mantém à frente do Ministério dos Esportes e detalha assunto da reunião com Lula

Ministério dos Esportes está na mira do Centrão, que quer aumentar espaço no alto escalão do Governo Lula (PT)

Ministra Ana Moser permanecerá à frente dos Esportes em meio à pressão do Centrão pela presidência da pasta

O Ministério dos Esportes está na mira do Centrão, mas a ministra Ana Moser segue à frente da pasta após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde de terça-feira (11). A saída do cargo não chegou à pauta da conversa, segundo detalhou a ministra na saída do encontro já no início da noite.

Moser afirmou saber das pressões políticas, mas, garantiu que discutiu apenas assuntos ligados ao ministério na ida ao Palácio do Planalto. Ela, aliás, indicou que o Brasil pretende se candidatar como país-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino para 2027. “A reunião hoje foi para marcar a posição e o desejo do país de sediar a Copa do Mundo na próxima edição”, declarou. “A questão política é dada, mas não entrou na pauta”, declarou.

Esportes na mira do Centrão

Os ministérios da Saúde, do Esportes e do Turismo estão entre os mais cobiçados por políticos do Centrão. A atual dirigente do Turismo, Daniela Carneiro, balança no cargo há cerca de 45 dias e é possível que ela abandone a pasta antes do recesso parlamentar, marcado para começar no próximo 18 de julho. O deputado Celso Sabino (União-PA) aparece como certeza para assumir a pasta.

A movimentação dos partidos de centro à procura de maior representatividade no alto escalão do governo petista é uma resposta às aprovações da reforma tributária e da mudança no voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) na Câmara dos Deputados, na última sexta-feira (7).

Mudanças nos ministérios de Lula

A saída de Carneiro do Turismo é certa, e a expectativa é que a queda acontecesse durante reunião na sexta-feira, o que não ocorreu. O presidente Lula (PT), contudo, estaria apenas adiando a mudança iminente na chefia do ministério. A situação é, por outro lado, mais complicada em relação ao desejo do Centrão pela Saúde. Na última quarta-feira (5), Lula declarou durante a 17ª Conferência Nacional da Saúde que Nísia Trindade permaneceria no comando da pasta até ‘quando ele quisesse’.

A troca no Turismo deve acontecer nos próximos dias, e para o início de agosto estão previstas as mudanças no Esportes e no Desenvolvimento Social, conforme adiantou Edilene Lopes. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa (Republicanos-PE) devem assumir as duas pastas, respectivamente.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouvindo...