Ouvindo...

Bolsonaro posta vídeo de Carlos Lupi, presidente do PDT, e questiona voto de ministro do TSE

Ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou um vídeo de Lupi com questionamentos à segurança das urnas eletrônicas

Ex-presidente Jair Bolsonaro postou vídeo com fala do presidente do PDT, Carlos Lupi, sobre as urnas eletrônicas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (28), um vídeo do presidente do PDT e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, defendendo o voto impresso como forma de garantir a segurança da democracia.

Veja mais: Julgamento no TSE: relator vota por condenação e Bolsonaro se aproxima de inelegibilidade

“No dia de ontem, o senhor ministro Benedito Gonçalves deu um voto pela minha inelegibilidade por oito anos, sobre a acusação de abuso de poder político em uma reunião com embaixadores. Agora, o autor da ação é o senhor Carlos Lupi, presidente do PDT e ministro do Lula. Veja o que ele disse sobre esse mesmo assunto”, afirmou Bolsonaro.

“Esse mesmo Lupi, atualmente ministro da Previdência de Lula, foi quem ajuizou ação no TSE pedindo a inelegibilidade de Bolsonaro por defender o voto impresso”, escreveu o ex-presidente.

Em seguida, a postagem de Bolsonaro traz uma propaganda do PDT, com Carlos Lupi defendendo o voto com comprovante impresso. No vídeo, Lupi diz que o voto com comprovante impresso foi uma bandeira de Leonel Brizola e afirma que a transparência na contagem dos votos é o “segredo de todas as democracias do mundo”.

“Desde o surgimento das urnas eletrônicas, há 25 anos, nosso líder e referência do partido, Leonel Brizola, já defendia uma coisa simples a se fazer: a impressão do voto. Para que quem vota possa ver um papelzinho, como se fosse um recibo quando pagamos algo no cartão. Quando se tiver uma desconfiança, é possível conferir esse voto. Esse é o segredo de toda democracia no mundo, a possibilidade de recontagem e conferência do voto”, diz Lupi.

Procurado pela reportagem, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que não irá se pronunciar a respeito da publicação de Bolsonaro.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.