Ouvindo...

André Janones: governo tem dificuldade na ‘guerra de narrativas’

Deputado federal avalia que Lula não tem ‘vida fácil’ no início do mandato, mas que governo está ‘entrando nos eixos’

Janones participa de sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Aliado de Lula na Câmara Federal, o deputado André Janones (Avante) reconheceu que o governo tem tido dificuldades para emplacar sua agenda e voltou a criticar a comunicação do governo federal. Durante encontro estadual do seu partido em Belo Horizonte, neste sábado (3), Janones disse que esperava que Lula não teria “vida fácil” no início do mandato, mas que “aos poucos, está entrando no eixo”.

“Acho que tem tudo para dar certo e eu continuo acreditando muito nesse governo. Tenho dito, publicamente, que acho que peca um pouco na área da comunicação. Divulga-se muito pouco os feitos do governo. Às vezes temos dificuldade nessa chamada ‘guerra de narrativas’, mas acho que está tendo dificuldade quando pode ter, que é no começo”, avalia.

O deputado tem sido um dos principais articuladores de Lula nas redes sociais desde a campanha do ano passado, mas chegou a bater boca com o secretário de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta (PT) nas últimas semanas. Em tom ríspido, chegou a “dar dicas” de como Pimenta deveria se portar nas redes sociais.

Sem exagerar no tom, Janones disse, no entanto, que a semana foi boa para o presidente, com a aprovação da MP dos Ministérios na Câmara dos Deputados.

“Acho que o jogo ainda está no início e a gente está indo bem. O Lula, nessa semana, mostrou a sua habilidade de articulação pra conseguir aprovação da MP [dos Ministérios, que organiza a estrutura do governo federal] que já era dada como certa a derrota para o governo, principalmente pelos setores da oposição e da imprensa. Então, a gente entende que tem tudo para que o governo consiga cumprir aquilo que se comprometeu nas eleições do ano passado”, disse.

De acordo com Janones, a falta de “vida fácil” para Lula, principalmente no Congresso, se dá pela ampla aliança responsável pela sua eleição no ano passado.

“A gente imaginava que o presidente Lula não teria vida fácil, principalmente no início da gestão, uma vez que ele foi eleito pela chamada frente ampla, frente democrática. Então, nem todos que o apoiaram são, necessariamente, da esquerda ou da centro-esquerda. Foi necessário uma união muito grande para que ele vencesse as eleições e isso faz com que a agenda de início de governo se atrase um pouco. Então, está aquém do que a maioria das pessoas esperam, mas acho que aos poucos está entrando nos eixos e resolvendo as pendências políticas de articulação no Congresso Nacional”, completou.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.