O governador Romeu Zema anunciou neste sábado (6), durante viagem aos Estados Unidos, um acordo com a empresa Boston Metal para investimentos de R$ 573 milhões na construção de uma unidade de produção de aço verde na região de Coronel Xavier Chaves, na região do Campo das Vertentes.
Na nova planta industrial será utilizada uma tecnologia inovadora para aproveitar os rejeitos de minério para extrair metais e ligas em geral. Esta é a primeira agenda de Zema nos Estados Unidos, onde fica por uma semana.
“Estou aqui em Boston, nos EUA, acompanhado do Tadeu Carneiro, CEO da Boston Metal, que está investindo em Minas Gerais R$ 573 milhões em uma metalurgia revolucionária, que vai usar os rejeitos de barragens, que hoje são uma preocupação para nosso estado. E que vai estar produzindo metal usando eletricidade, uma fonte de energia limpa”, disse Zema.
A empresa utilizará um processo chamado eletrólise de óxido fundido (MOE), que utiliza eletricidade, dispensando o emprego de carvão ou combustíveis fósseis.
A assinatura do protocolo de intenções foi o primeiro compromisso do governador durante a missão internacional ao país, que também contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga.
O governador segue de Boston para Nova York, onde está prevista na terça-feira o lançamento de um projeto chamado Vale do Lítio, que apresentará a exploração deste mineral nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Norte e Nordeste do estado.