Ouvindo...

Tebet aceita convite para ser ministra de Planejamento no governo Lula

Senadora do MDB ficará responsável por pasta do Planejamento no futuro governo

Simone Tebet aceitou convite do presidente eleito Lula e vai assumir pasta do Planejamento

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) informou a interlocutores nesta terça-feira (27) que decidiu aceitar o convite para assumir o Ministério do Planejamento do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nos últimos dias, Tebet e caciques do MDB buscaram uma forma de turbinar a pasta do Planejamento, com a inclusão dos bancos públicos em sua gestão. No entanto, a equipe econômica já escolhida por Lula não aceitou a ideia.

Os emedebistas afirmam que o Planejamento ficará responsável pelo comando do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que trata de planos de investimentos feitos em conjunto pela iniciativa privada e pelo poder público.

Tebet ficou em terceiro lugar na corrida presidencial, mas declarou apoio a Lula no segundo turno e sua participação foi considerada decisiva para o resultado da eleição.

Inicialmente, a senadora queria assumir a pasta do Desenvolvimento Social, mas o PT reivindicou o controle da pasta, que é responsável pela gestão do Bolsa Família e o indicado foi o senador Wellington Dias. Ela teria demonstrado interesse também na pasta da Educação, mas o ministério também foi entregue para um petista, o ex-governador do Ceará Camilo Santana.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.