Ouvindo...

Exposição “PODE ENTRAR” destaca a riqueza das portas brasileiras

Obra tem olhar único sobre o patrimônio material brasileiro através de 1000 fotografias e uma viagem por 10 cidades e 05 estados

Negro Sousa

Ouro Preto será uma das 10 cidades apresentadas na exposição “PODE ENTRAR”, do artista visual Negro Sousa. A obra explora e explica o patrimônio material brasileiro, através do recorte específico de um dos seus componentes: as portas. O projeto contempla um trajeto de captação que alcança 05 estados e 10 cidades, sendo Ouro Preto a única representante mineira no projeto. Além da antiga Vila Rica, a exposição apresenta o estado do Ceará (com as cidades de Granja, Viçosa, Sobral, Canindé, Crato e Juazeiro), Maranhão (com o município de São Luís), Piauí (Parnaíba) e Pernambuco (Olinda).

“PODE ENTRAR” exibe um Brasil que se manifesta de forma harmônica junto ao tempo e à história, por meio da disposição democrática das arquiteturas registradas. O artista também conta com um feito inédito, trazendo uma exposição com o maior volume de fotografias em uma exposição solo com 1000 fotografias, destacando portas do cenário nacional por meio de imagens digitais.

A exposição estará disponível a partir do dia 20 de Outubro, de forma permanente, na galeria virtual CASA, com design criado também pelo artista visual. O acesso ao material se dá por meio do Instagram, através do perfil @negrosoousa.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.