Ouvindo...

Montana é primeiro Estado americano a proibir TikTok

Lei está programada para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2024, mas ByteDance afirma que ela viola direitos de cidadãos

Estado americano cria lei para proibir downloads do TikTok

Greg Gianforte, governador de Montana, nos EUA, sancionou na quarta-feira (17) a lei que proíbe o TikTok no Estado. A regra, que foi aprovada há um mês por parlamentares estaduais, entra em vigor em 1º de janeiro de 2024 e torna o Estado o primeiro nos EUA a ter a norma. Segundo a lei, lojas de aplicativos como Play Store, do Google, e App Store, da Apple, não podem oferecer o TikTok para download em Montana.

Leia também:

Em caso de descumprimento, as lojas de aplicativo e o TikTok podem ser multados em US$ 10 mil por violação. A plataforma diz que tem mais de 150 milhões de usuários nos EUA, mas não há informações públicas sobre quantos deles estão em Montana — o Estado tem pouco mais de 1 milhão de habitantes.

Gianforte diz que a regra busca “proteger os habitantes de Montana da vigilância do Partido Comunista Chinês”. Controlado pela empresa chinesa ByteDance, o TikTok é acusado de supostamente fornecer informações de usuários ao governo da China — o que o tornaria uma ameaça para a segurança dos EUA.

O governador anunciou, ainda, que, a partir de 1º de junho de 2023, está proibido em dispositivos de governo o uso de qualquer aplicativo que colete e forneça informações ou dados pessoais a adversários estrangeiros. Como exemplo, ele citou TikTok, WeChat, CapCut e Telegram. O TikTok já é proibido nos aparelhos de governo nos EUA, no Canadá e em vários países europeus.

O que diz o TikTok

A ByteDance, que controla o TikTok, nega as acusações das autoridades americanas. Segundo a companhia, nunca houve compartilhamento de dados de usuários com o governo chinês nem pedidos das autoridades do país asiático para receber essas informações. Em março, Shou Zi Chew, diretor-executivo da plataforma, dedicou cinco horas para responder a questionamentos de parlamentares democratas e republicanos sobre os vínculos da empresa com o governo chinês.

Em comunicado, a empresa afirma que a lei “infringe os direitos da Primeira Emenda do povo de Montana”. A Primeira Emenda da Constituição dos EUA impede a criação de leis que restringem as liberdades religiosa, de expressão ou de imprensa. A ByteDance informa que vai “defender os direitos” de seus usuários dentro e fora do Estado de Montana.

A proibição deve enfrentar desafios legais nos EUA, segundo a Reuters. Em 2020, o então presidente americano, Donald Trump, decretou a proibição de downloads do TikTok, mas a medida foi bloqueada por vários tribunais e não entrou em vigor.