Ouvindo...

Moletom com leds infravermelhos impede reconhecimento facial

Embora pareça um acessório comum, já que emissões infravermelhas não são captadas pelos olhos humanos, sistema mantém rosto escondido da vigilância

Câmera de vigilância é confundida por leds infravermelhos

O uso de câmeras com capacidades de reconhecimento facial está disseminado em cidades de todo o mundo. As expectativas apontam que, até 2026, o investimento no segmento deve atingir US$ 200 bilhões, o dobro do que foi investido em 2020.

Leia mais:

Há, porém, quem queira manter sua privacidade preservada e prefira não ser identificado pelos dispositivos. Para eles, Mac Pierce desenvolveu o “Camera Shy Hoodie”, um moletom adaptado com leds infravermelhos (IR) que, quando ativados, impedem que câmeras de segurança com visão noturna captem a imagem do rosto do usuário.

Além dos leds, de um microcontrolador e de fio de silicone, o sistema usa um programa em código aberto criado por Pierce. Segundo ele, o objetivo do acessório é permitir a participação segura em protestos e demonstrações cívicas. Além disso, o moletom pode ser usado por quem não quer ser reconhecido por câmeras enquanto passeia na rua.

A luz infravermelha é imperceptível aos olhos humanos, mas impede a identificação porque as câmeras de vigilância usam esse espectro no escuro. As explosões intermitentes de infravermelho vindas dos leds instalados no moletom forçam a exposição automática das câmaras a tentar corrigir o brilho, o que esconde o rosto dos usuários com uma luz brilhante e pulsante.

Pierce diz que a tecnologia de vigilância se tornou muito poderosa e onipresente. Ele conta que criou o moletom adaptado para garantir o poder de escolha. “Essas tecnologias não são infalíveis. Existem maneiras de contorná-las. Não devemos apenas aceitar o status quo”, reflete.

Por enquanto, a vestimenta não está disponível para venda, mas Pierce oferece todas as instruções de como criá-la (com lista de materiais, arquivos de design, fotos de referência e um guia de montagem) em seu site. Já quem prefere adquirir um kit pronto para montar, pode deixar seu e-mail na página para ser avisado quando ele estiver disponível.