Você já deve ter ouvido o termo
Leia mais:
É o caso, por exemplo, do acesso gratuito a plataformas e canais de TV pagos. No Brasil, estima-se que 33 milhões de indivíduos tenham acesso a esse conteúdo de forma clandestina, o que representa R$ 15 bilhões em receitas perdidas, segundo dados da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). O meio mais popular para isso é a TV Box.
Já há alguns anos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) combate esse tipo de “gatonet”. Agora, a entidade quer desativar cerca de 5 milhões de decodificadores
Antes disso, 1,4 milhão de TV Boxes sem homologação foram retiradas do mercado brasileiro em ações conjuntas da Receita Federal e de órgãos policiais. Agora, para combater a pirataria de TV por assinatura, o órgão vai bloquear os endereços de IP de servidores que fornecem conteúdo para dispositivos sem homologação — as TV Boxes serão impedidas de se conectar e reproduzir o material.
Sempre que identificar irregularidades, a Anatel vai notificar diretamente os backbones de internet (as hierarquias mais altas da rede), sem ter de enviar solicitações a cada um dos mais de 20 mil provedores de banda larga do país, que o sinal do aparelho seja desligado. A ideia é impossibilitar a conexão entre o servidor e os dispositivos ligados a ele.
Carlos Baigorri, presidente da Anatel, diz que, quando o consumidor constatar que o uso do aparelho é inviável, vai concluir que não vale investir nele. “Quando o consumidor perceber que aquela caixinha em que ele pagou R$ 400 não abre mais o sinal de nada, ele vai parar de comprar [as TV Boxes piratas].”
E se os servidores piratas alterarem o IP para driblar os bloqueios? “É um jogo de gato e rato, você tem de ficar descobrindo os endereços para derrubar o IP em tempo real”, explica Baigorri. Vale ressaltar que os bloqueios afetam somente serviços e
Conheça as etapas do bloqueio
Para que os bloqueios sejam efetivados, uma equipe técnica da agência será responsável pelo processo. Isso inclui denúncias ou levantamentos, validações, análises e determinações aos provedores. A entidade vai garantir que provedores legítimos não sejam afetados. Veja quais serão as etapas do processo de bloqueio de TV Boxes clandestinas:
denúncia: cidadãos, prestadoras, entidades setoriais e o próprio grupo técnico podem denunciar acesso irregular a TV por assinatura;
validação: os especialistas apuram a veracidade da denúncia e os possíveis alvos do bloqueio;
análise da legitimidade: o grupo técnico assegura que serviços legítimos não serão afetados;
determinação: determinação de bloqueio ou direcionamento de tráfego, feita pelo conselho diretor;
cumprimento: efetivação da determinação pelas prestadoras;
acompanhamento: técnicos da Anatel vão acompanhar a realização dos bloqueios pelas prestadoras, para elaborar relatórios de resultados e apresentar aos conselheiros da Anatel.
A medida era uma reivindicação antiga das empresas de mídia e dos produtores de conteúdo, mas, embora seja relativamente simples, não tinha regulamentação da agência — havia o temor de que medida fosse interpretada como interferência no tráfego de dados da internet.
Como saber se uma TV Box é homologada?
Se você tem uma TV Box, pode consultar a
Para dispositivos homologados, a plataforma apresenta o modelo do produto, o fabricante e a validade. Já quando o equipamento não é certificado, não há a exibição de informações.