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Autenticação no Twitter vai ser manual e com selos coloridos

Venda deve começar na próxima sexta-feira (2)

Selo de verificação está sendo remodelado pela rede social

O selo de verificação do Twitter continua a ser motivo de polêmica. Agora, Elon Musk diz que a plataforma vai lançar o novo sistema de verificação colorido na próxima sexta-feira (2). A novidade é que serão cores e propósitos diferentes: dourado para empresas, cinza para contas governamentais e azul para indivíduos.

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Segundo o empresário, as contas verificadas serão autenticadas manualmente. Com número reduzido de funcionários desde que mais da metade da equipe foi desligada, esse processo vai ser difícil para os colaboradores. “Doloroso, mas necessário”, diz Musk.

Atualmente, todos usam o selo azul — tanto os que pagam pelo Twitter Blue quanto os que se enquadram nas regras de concessão da rede social. Com a manutenção da cor azul para pessoas, vai ser preciso tocar no selo para verificar as informações e diferenciar os pagantes da assinatura.

Musk indica que um novo tipo de identificação pode fornecer mais contexto: um segundo emblema para indicar integrantes de uma organização. Assim, as empresas poderão confirmar se o indivíduo tem vínculo trabalhista e oferecer mais notoriedade a essas contas.

A ideia de usar cores para distinguir as contas autênticas era uma sugestão bastante popular dos usuários. Musk não cogitava a opção publicamente porque era contrária a sua política de dar “poder ao povo”. Havia, ainda, a preocupação de criar contas “superiores”, já que o propósito do selo era trazer confiabilidade à plataforma, não destacar usuários.

As mudanças impostas pelo empresário, entretanto, levaram a rede social a autenticar várias contas falsas de empresas como Sony, Nintendo e o próprio Twitter. A plataforma, então, suspendeu a opção temporariamente. Vale lembrar que, antes da existência do selo, essa prática era comum: a criação de fakes de marcas, empresas e influenciadores ocorria com frequência.

Todas essas polêmicas afastaram os anunciantes do Twitter. Um levantamento da Media Matters aponta que desde o fim de outubro, 50% dos maiores anunciantes deixaram a rede social.