Em meio às ofertas da
É preciso, então, confirmar se as lojas em que se pretende comprar são legítimas. Algumas ações podem ajudar a evitar fraudes. Acompanhe!
1 – Confira sites de reclamações
O site
Redes sociais como Twitter e Facebook trazem comentários de usuários sobre lojas e produtos. Enquanto no Twitter uma pesquisa por palavras-chaves pode apresentar reclamações de consumidores, no Facebook, os posts das empresas podem conter comentários de clientes e respectivas respostas da marca.
2 – Verifique os sites não recomendados do Procon
O órgão tem uma
3 – Prefira sites oficiais e conexão criptografada
Ao visitar um site, confira a presença do cadeado ao lado da URL. Ao clicar nele, é possível confirmar que o site é seguro e tem protocolos de segurança ativos. Em ofertas com links dedicados, confira se o endereço segue o oficial.
Se estiver em um servidor não relacionado, pode se tratar de um golpe apresentado em um site falso. Nesse caso, além de pagar o produto e não receber, os dados pessoais do cliente podem ser usados em fraudes no futuro.
4 – Confirme os dados da loja
De acordo com a legislação brasileira, os dados de lojas online devem constar de forma visível no rodapé ou em uma seção específica do site oficial. Os estabelecimentos devem informar CNPJ, endereço, razão social e telefone. Se eles não estiverem presentes, desconfie.
Com essas informações, uma boa ideia é conferir o site da Receita Federal para confirmar os dados. Se o cadastro estiver irregular ou não puder ser encontrado no sistema, evite comprar desse estabelecimento.