Ouvindo...

Evite golpes com Pix na Black Friday

A popularidade do serviço o torna um dos preferidos dos cibercriminosos

Golpistas devem usar Pix para fraudes na Black Friday

Entre os consumidores que vão aproveitar a Black Friday, muitos provavelmente vão fazer pagamentos com o sistema de pagamento instantâneo ( Pix). Para ficar longe dos golpes, algumas atitudes podem ajudar.

Uma das principais iscas para atrair vítimas nessa data são os descontos — em geral acompanhados de senso de urgência, para quem não quer perder a oportunidade. A emoção de encontrar o produto desejado em oferta faz o consumidor agir rapidamente e por impulso, com uma dose maior de desatenção.

Por isso, é importante manter a razão à frente da emoção na hora das compras. Não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp e outros, nem compartilhe seus dados pessoais com qualquer plataforma online. Veja, a seguir, golpes que podem aparecer na Black Friday.

Poucas unidades de um produto

Essa estratégia aposta principalmente na urgência da compra. Para não ser enganado, avalie a confiabilidade do site e, se for uma loja conhecida, observe se não há erros de digitação no endereço — uma técnica muito comum em sites clonados.

Desconto maior com pagamento por Pix

Nesse tipo de golpe, o fraudador oferece desconto maior se o pagamento for por Pix. Em lojas legítimas, mesmo que haja desconto para essa modalidade de pagamento, a redução de preço não é tão expressiva. Para os cibercriminosos, o Pix é sempre mais atraente.

Desconto acumulado

Algumas promoções falsas oferecem descontos extras para a compra de várias unidades de um produto se o pagamento for por meio de Pix. Em lojas confiáveis, essa prática não é comum.

Manter uma atitude racional ajuda na prevenção contra esses e outros golpes. Sempre pesquise sobre a loja em que pretende compra em plataformas como o Reclame Aqui. Se não tiver certeza da idoneidade da loja, prefira pagar com cartão de crédito e suspeite de descontos irreais em pagamentos com Pix.