Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) aponta que a Black Friday deste ano deve movimentar R$ 6 milhões, com mais de 8 milhões de pedidos. Nesse cenário, o e-commerce deve crescer 8% na edição 2022 da data.
Para quem quer aproveitar eventuais promoções, aprender a identificar ofertas enganosas é essencial. Algumas medidas são essenciais nesse processo. Acompanhe quatro delas a seguir!
1 – Monitore preços
Uma das melhores práticas é monitorar os preços dos produtos que deseja adquirir. Comparadores de preços como
2 – Escolha lojas com boa reputação
Acompanhar reclamações de consumidores — e como a empresa responde a elas — ajuda a saber mais sobre a reputação de lojas antes de comprar. Prefira estabelecimentos confiáveis e com boas avaliações no Reclame Aqui e no Procon.
3 – Desconfie de descontos irreais
Antes de comprar, veja o preço em lojas confiáveis e desconfie se ele for muito inferior ao valor de mercado. Tenha em mente que é pouco provável que produtos muito caros recebam descontos superiores a 50%.
4 – Tenha cuidado com cupons de desconto
Cibercriminosos apresentam links de phishing como se fossem cupons de desconto. Eles levam a sites falsos cujo objetivo é coletar dados. Ofertas falsas em geral contêm erros de português e fotos de má qualidade e os sites fraudulentos podem ter aparência amadora.