Ouvindo...

TIM anuncia R$ 250 milhões em Minas para ampliar 5G, com oferta para o agro em 2025

Operadora já iniciou a expansão e vai mais que dobrar o número de cidades atendidas com a tecnologia de quinta geração até o fim do ano

Vice-presidente de Receitas da TIM Brasil, Fabio Avellar

A TIM vai investir R$ 250 milhões em Minas Gerais até o final do ano para expandir a rede 4G e 5G nas cidades mineiras, além de abrir 14 lojas no estado. O investimento e os planos da operadora foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (24), pelo vice-presidente de receitas da TIM Brasil, Fabio Avellar, em Belo Horizonte.

Vice-presidente de Receitas da TIM Brasil, Fabio Avellar

“Nós somos a única operadora a oferecer conectividade 4G em todo o estado e somos a primeira operadora a oferecer conectividade 5G na capital Belo Horizonte. O investimento vai fortalecer tanto a tecnologia 4G quanto a tecnologia 5G e a gente vai, no final das contas, ao longo do ano de 2025, dobrar a quantidade de cidades mineiras com cobertura 5G, de pouco mais de 50 para 131 cidades”, disse Avellar à Itatiaia.

Com a evolução já em curso, a operadora encerrou o mês de junho com 70 municípios cobertos com 5G.

No 4G, também há uma expansão em andamento, com novos sites que ampliarão o alcance e capacidade de rede em 60 municípios nas áreas de DDD 31 e 34. O projeto vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas na capital Belo Horizonte, Uberlândia, Betim, Santa Luzia, Ipatinga, Pato de Minas e Patrocínio, e em pequenos municípios como Antônio Dias, Belo Vale, São Brás do Suaçuí e Cruzeiro da Fortaleza.

Na capital mineira, a operadora é a primeira colocada em “qualidade consistente” e pretende – com os novos investimentos – consolidar essa posição e reforçar a rede em outros pontos do estado.

As iniciativas da operadora englobam ainda cobertura de rede em rodovias. Até o fim do ano, serão 11 mil quilômetros cobertos no total, com rede em trechos com e sem concessão. Nas áreas privadas, são destaques os contratos com a EcoRodovias para conexão da Ecovias Rio Minas, o Grupo EPR, conectando mais de 1.000 quilômetros de vias na EPR Triângulo e EPR Sul de Minas, e com a Way 262 na BR-262, que liga a capital ao Triângulo Mineiro.

Também serão abertas 14 novas lojas até o final do ano, com inaugurações em Juiz de Fora, Governador Valadares, Cataguases, Extrema, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Barbacena, Poços de Caldas, Ibirité e Ituiutaba. Além disso, a loja da Savassi, um dos principais pontos da capital, terá um ‘upgrade’ com experiências como o painel de música, que exibe e comercializa os dispositivos musicais mais recentes do mercado. Outro destaque é o espaço de Casa Conectada, que simula ambientes de uma residência adaptados ao universo de Internet das Coisas (IOT), por meio de acessórios e serviços conectados ao 5G e vendidos pela operadora.

Oferta para o agronegócio

Segundo o VP de Receitas da TIM, além de oferta para o cliente físico individual, a operadora também realiza lidera o trabalho com empresas do agronegócio.

“As grandes empresas de comércio, nos contratam para que a gente faça a cobertura de conectividade, seja ela em 4G ou em 5G, nas suas fazendas, usinas, fábricas e em cima dessa conectividade a gente coloca nossas soluções. Então, tem ganhos estimados aí de 30 a 40% de eficiência nessas usinas, nessas fábricas, nesse campo, impulsionando naturalmente a economia”, afirma Avellar à reportagem.

Leia também

A empresa também conta com um time dedicado ao agronegócio, “incluindo desde técnicos até agrônomos dentro da nossa estrutura, e a medida que essas grandes empresas vão se associando conosco, aumentamos o nosso time para ter um atendimento totalmente consultivo e diferenciado, para entender exatamente o que aquele agricultor ou o que aquele aquele agroprodutor tem a necessidade de oferecer para ele de customizado e personalizado uma solução”, explicou Avellar.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde