As frutas estão pesando mais no bolso dos consumidores de Belo Horizonte. Banana, laranja, maçã e mamão registraram aumento de preços no último mês, segundo levantamento divulgado nessa quarta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O destaque negativo vai para o mamão, que subiu quase 13% no período.
Por outro lado, as hortaliças ficaram mais baratas: o preço da alface caiu 16%, e produtos como batata, cebola, cenoura e tomate também apresentaram redução nas centrais de abastecimento.
Leia também:
Descubra a fruta que espanta baratas e ajuda a manter a casa livre de pragas Após dois meses de tarifaço, manga, uva e suco de laranja resistem, mas lucros diminuem
Nas feiras e sacolões da capital, os belorizontinos já sentem as variações. A pedagoga Mônica Oliveira, de 43 anos, diz que tem encontrado frutas com valores altos e qualidade baixa.
“O valor está muito alto e a qualidade não está boa. Mamão, manga e morango estão bem salgados. As hortaliças até estão mais baratas, mas as frutas estão pesando. Aí eu acabo trocando por outras ou pesquisando mais antes de comprar”, contou.
A aposentada Estelina de Cunha, de 74 anos, afirma que tenta economizar diminuindo a quantidade comprada.
“As frutas estão bem mais caras. A gente compra menos: quatro bananas, dez laranjas. Tem que comprar menos para caber no bolso.”
Já a diarista Eliane Lúcia dos Santos diz que, apesar do aumento, não consegue deixar de levar alguns itens para casa. “Tá puxadinho. Mamão, maçã e banana encareceram muito, mas não posso ficar sem banana, porque tem potássio e eu tomo remédio. Então compro um tiquinho só.”
De acordo com a Conab, o comportamento dos preços reflete fatores sazonais, como o aumento da oferta de hortaliças e a redução na colheita de algumas frutas típicas do período.