A
Prefeitura de Contagem lançou, nesta segunda-feira (15), o programa “Contagem 4.Mais” que tem como objetivo modernizar o planejamento urbanístico da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê a simplificação dos processos de licenciamento urbanístico, a criação de uma escola de planejamento urbano, a implantação de um programa de educação urbana e a previsão de promoção de oficinas e seminários.
Segundo a prefeita Marília Campos (PT), o projeto vai dar agilidade na produção de documentos importantes como o relatório de informação básica do imóvel e o alvará de licença para localização e funcionamento. De acordo com a gestora, a cidade estava perdendo investimentos por conta da morosidade na burocracia.
“Muita gente queria empreender aqui, mas demorava tanto que iam empreender em outra cidade. Agora nós seremos uma cidade mais atrativa para o investimento privado. Com as legislações que foram aprovadas, como por exemplo, a regularização das edificações, o código de obras, o código de postura, tudo isso garante não só a melhoria da qualidade de vida, mas uma segurança jurídica melhor”, disse Marília.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Susentável, Educação e Transcon, o “Contagem 4.Mais” também deve integrar um conjunto de inovações tecnológicas para atrair o investidor privado na cidade.
Os serviços passam agora a ser organizados em três categorias, sendo elas: cidadão, empresa, e responsável técnico, com o objetivo de facilitar o acesso e tornar o atendimento mais intuitivo.
Ainda de acordo com Marília, os empreendedores podem participar do novo programa por meio do “Contagem Digital”. “A gente está investindo em tecnologia, fazendo a inovação necessária para que aqueles que querem investir tenham acesso ao conjunto das informações”, completou.