As empresas de Minas Gerais estão buscando mais crédito na praça do que a média dos negócios nacionais. A tomada de empréstimos por empresas no Estado cresceu quase 4,5% no primeiro semestre, enquanto no País o aumento foi de 2,5%, segundo dados da Serasa Experian. O maior volume de financiamentos tem relação com a redução da taxa básica de juros (Selic), que tornou os empréstimos mais acessíveis para empresas, principalmente as de grande porte.
Leia também
Campos Gerais lidera a produção de café no Sul de Minas
A cidade de Campos Gerais lidera a produção de café no Sul de Minas Gerais. E o que permite o município de pouco mais de 30 mil habitantes se destacar na fabricação são os investimentos constantes em tecnologia e inovação, além das condições favoráveis ao desenvolvimento do cultivo do grão. Para se ter uma ideia da grandeza dos números da produção local, na safra 2022 (considerando o dado mais recente do governo mineiro), a cidade colheu 24,9 mil toneladas de café. Isso corresponde a cerca de 416 mil sacas de 60 quilos do grão. Já a safra 2024 deverá sofrer as consequências das condições climáticas que afetaram a região.
Preço do gás natural sobe em Minas Gerais e deve chegar ao bolso do consumidor; entenda
As novas tarifas da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) entram em vigor nesta quinta-feira (1º). O gás natural veicular (GNV) – que é o usado por taxistas e motoristas de aplicativo –, vai ficar mais de 6% mais caro, e o gás natural comprado pelas indústrias vai encarecer 5,3%, em média. Este é o terceiro reajuste do ano: o primeiro ocorreu em fevereiro e o segundo, em maio. E para novembro está previsto mais um. O setor, que consome mais de 90% do que é produzido no Estado, já esperava pelo aumento, mas alerta que os preços vão afetar o custo produtivo e devem acabar chegando ao bolso do consumidor.