Em celebração ao mês da Consciência Negra, a poeta, atriz, palhaça, educadora e contadora de histórias Jéssica Tamietti lança a segunda temporada de sua microssérie documental "ÁFRICA: ORIGENS – Novas histórias”. O projeto mergulha na riqueza dos mitos etiológicos africanos — aqueles que explicam a origem das coisas — e convida o público a uma jornada de aprendizado, disponibilizando um novo episódio por dia, entre 17 e 20 de novembro, em seu canal no YouTube.
Viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a nova temporada é composta por quatro vídeos de cinco a sete minutos cada, que exploram a cultura de Zimbábue, Nigéria, Egito e Namíbia. Em cada episódio, Jéssica Tamietti narra um mito fundador, seguido pelo quadro “Como será que se brinca lá?”, que ensina uma brincadeira típica do país em questão, incentivando o espectador a ser um colaborador da obra.
- Episódio 1 (17/11): Traz a origem do mundo do povo Shona, do Zimbábue, e o Tsoro Yematatu, um jogo de tabuleiro semelhante ao “jogo da velha”.
- Episódio 2 (18/11): Apresenta a origem das nuvens e estrelas do povo Iorubá, da Nigéria, e a canção Bàtà mi á dún ko ko kà, utilizada para ensinar ritmo e o valor do estudo.
- Episódio 3 (19/11): Narra a origem dos humanos, do Egito, e a brincadeira “O Silêncio é de ouro”.
- Episódio 4 (20/11 - Dia da Consciência Negra): Explora a origem das listras da zebra dos Bosquímanos, povo do Deserto do Kalahari (Namíbia), e a brincadeira Chukulu, que lembra o “Cinco Marias”.
Ancestralidade, reflexão e educação
O projeto nasceu da pesquisa de Jéssica Tamietti com mitologias, iniciada em 2010. A artista, que também é professora de história, percebeu a falta de material lúdico e didático de qualidade focado em histórias africanas.
“Acredito que a união dessa longa história como contadora à prática pedagógica gera um diferencial que permite compreender com maior profundidade a relação entre aprendizado, mídia, arte e suas influências no dia a dia dos alunos,” afirma a contadora.
Para Jéssica, cuja origem familiar é marcada pela miscigenação — com ascendência Bantu e italiana —, o projeto também é uma forma de homenagear e recuperar histórias silenciadas de sua própria ancestralidade. A iniciativa busca fortalecer a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.
“Precisamos valorizar nossas origens, estudá-las, entendê-las, refletir sobre elas e seus impactos na cultura, e dessa forma difundi-las, ampliando este conhecimento e rompendo com ‘verdades culturais’ e estereótipos há muito tempo estabelecidos,” conclui a artista.
A microssérie já conta com a primeira temporada, lançada em 2024, explorando mitos de Gana, Angola, Tanzânia e Quênia.
Serviço: Lançamento da Microssérie "ÁFRICA: ORIGENS – Novas histórias”
- Quando: 17, 18, 19 e 20 de novembro de 2025, às 20h.
- Onde: Canal do YouTube de Jéssica Tamietti, com tradução em LIBRAS.
- Acesso gratuito