Mês da Consciência Negra agita programação de novembro nos museus do centro de BH

Programação especial em Belo Horizonte celebra a cultura afro-brasileira com teatro, oficinas e inaugurações de novas exposições

O Mês da Consciência Negra é evidenciado no MHAB com a “Mostra Ébano – Exposição de Moda, Arte e Beleza Afro”

Novembro chega com uma agenda intensa e gratuita nos espaços culturais de Belo Horizonte, marcando o Mês da Consciência Negra e a diversidade artística.

O projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Viaduto das Artes, destaca atividades especiais que enaltecem a cultura, história e identidade afro-brasileira, além de promover novas mostras e ações criativas no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO).

Cultura afro-brasileira em destaque

O ponto alto da celebração da Consciência Negra é a “Mostra Ébano – Exposição de Moda, Arte e Beleza Afro”, que acontece no MHAB nos dias 15 e 16 de novembro, das 10h às 17h. O evento celebra a criatividade e ancestralidade afro-brasileira, valorizando o afro-empreendedorismo e oferecendo uma vivência sensorial e educativa com oficinas práticas e experiências interativas.

Ainda no MHAB, o dia 15, às 15h, contará com a apresentação teatral “Rosa dos Ventos” do Grupo Teatro Entre Elas, ligado ao Ponto de Cultura Casa do Beco, um momento de resgate de cantos e brincadeiras para todas as idades.

Já o MUMO promove a “Oficina de brincadeiras africanas e afro-brasileiras” no dia 22 de novembro, às 14h30, convidando crianças a partir de 2 anos a aprender sobre as tradições do continente e do Brasil, mediante inscrição prévia.

Novas exposições e atrações

O Museu da Moda inaugurou no dia 12 de novembro a instalação imersiva “Mostra Paranoid Quarto”, com os artistas Paola Rodrigues, Randolpho Lamonier e Vitor Galvão. A mostra fica em cartaz até o dia 21 de novembro. O MUMO ainda terá uma visita mediada à exposição “Clara Nunes - Eu Sou A Tal Mineira” no dia 29, às 14h30.

No MIS BH, segue em exibição a mostra “Fogo Aberto”, de Marilene Cardoso Ribeiro, no quintal do museu, que reflete sobre os incêndios no Brasil. O MIS BH também recebe a “Oficina de teatro de sombras” com Juliana Silva, no dia 22 de novembro, às 14h.

O MHAB continua com o projeto Museu Criativo aos domingos, das 10h30 às 12h30, com oficinas como “Mosaicos de texturas” (dia 23) e “Criando histórias” (dia 30). O projeto Educativo Aberto também segue ativo aos sábados e domingos, transformando a Sala de Acolhimento em um espaço de interação e aprendizado lúdico.

Todas as atrações são gratuitas e a programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Programação

  • 12/11 a 21/11 - quarta-feira a sábado, das 10h às 18h

“Mostra Paranoid Quarto”, de Paola Rodrigues (BA), Randolpho Lamonier (MG) e Vitor Galvão (MG)
Local: Museu da Moda
Atividade gratuita / Classificação livre

  • 15 e 16/11 - sábado e domingo, das 10h às 17h

Mês da Consciência Negra - “Mostra Ébano”: Exposição de Moda, Arte e Beleza Afro”
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Atividade gratuita / Classificação livre

  • 15/11 - sábado, às 15h

“Casa do Beco no MHAB” - apresentação da cena “Rosa dos Ventos”, do Grupo Teatro Entre Elas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Atividade gratuita / Classificação livre
Participação por ordem de chegada (sujeito à lotação)

  • 22/11 - sábado, às 14h

“Oficina de teatro de sombras”, com Juliana Silva
Local: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
Atividade gratuita / Classificação: a partir de 8 anos

  • 22/11 - sábado, às 14h30

“Oficina de brincadeiras africanas e afro-brasileiras”
Local: Museu da Moda
Atividade gratuita / Classificação: a partir de 2 anos
Inscrições: via formulário

  • 23/11 - domingo, das 10h30 às 12h30

Museu Criativo - Oficina “Mosaicos de texturas”, com Lara Carvalho
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Informações: educativomhab@pbh.gov.br
Atividade gratuita / Classificação: 8 anos
Vagas limitadas - participação por ordem de chegada

  • 29/11 - sábado, às 14h30

Visita mediada à exposição “Clara Nunes - Eu Sou A Tal Mineira”
Local: Museu da Moda
Atividade gratuita / Classificação: livre
Distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade (sujeito à lotação)

  • 30/11 - domingo, das 10h30 às 12h30

Museu Criativo - Oficina “Criando histórias”, com Lara Carvalho
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Informações: educativomhab@pbh.gov.br
Atividade gratuita / Classificação: 8 anos
Vagas limitadas - participação por ordem de chegada

Mostra “Fogo Aberto”, de Marilene Cardoso Ribeiro
Ao longo de todo o mês - de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h
Local: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
Atividade gratuita / Classificação livre

Endereços:

  • Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 – Centro
  • Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte: Avenida Álvares Cabral, 560 – Lourdes
  • Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim
Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...