A Orquestra Filarmônica Ramacrisna celebra duas décadas de atuação e transformação social com o espetáculo beneficente “Clássicos de Minas” no dia 12 de novembro no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte. Sob a regência do maestro Eliseu Barros, o concerto une 50 jovens músicos da Orquestra a artistas consagrados e da nova geração mineira, em uma homenagem vibrante à identidade cultural do estado.
O palco recebe participações voluntárias de artistas como Ana Cristina, Bernardo do Espinhaço, Bloco de Belo, Laura Catarina, Malvina Lacerda, Marina Araújo, Patrícia Ahmaral, Renegado, Sérgio Pererê e Trio Amaranto.
O repertório promete uma viagem musical que transita entre o legado do Clube da Esquina (com sucessos como “Quem sabe isso quer dizer amor”), a tradição do congado e das folias, a energia dos blocos carnavalescos e a força do rap.
Todos os artistas convidados participarão sem cachê, e toda a renda obtida com a venda de ingressos será revertida para a manutenção das atividades da Orquestra e dos demais projetos do Instituto Ramacrisna, que oferece apoio a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em Betim.
Eliseu Barros, maestro da Orquestra, destaca: “Celebrar os 20 anos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna com este espetáculo é um gesto de gratidão e amor às nossas raízes... ele reflete a solidariedade que reuniu artistas, amigos e apoiadores” afirma.
Impacto social
Fundada em 2005 para levar música clássica e instrumental a comunidades vulneráveis, a Orquestra já se apresentou em importantes espaços culturais e dividiu o palco com grandes nomes nacionais e internacionais, como Seu Jorge, Lô Borges e Fernanda Takai.
Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna, ressalta o impacto social da iniciativa: “Ver esses jovens no palco, ao lado de grandes artistas mineiros, é a prova viva de que a música transforma. É uma celebração do que já conquistamos juntos e um convite para que mais pessoas se unam a nós nessa corrente de solidariedade.”
Serviço - Orquestra Filarmônica Ramacrisna apresenta: “Clássicos de Minas”
- Quando: 12 de novembro - 20h30
- Onde: Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte)
- Acessibilidade: Evento beneficente e acessível com intérprete de Libras e audiodescrição