CCBB BH lança programa ‘Mediações em Movimento’ unindo arte e inclusão social

Com transporte gratuito para escolas públicas, o novo programa educativo busca transformar a experiência dos visitantes

Ação Gabinete de Inventividades

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) inicia fevereiro com um novo capítulo em sua história pedagógica. O programa “Mediações em Movimento” chega para consolidar o espaço não apenas como um local de contemplação, mas como uma plataforma social e de transformação.

Após registrar a marca de 1,1 milhão de visitantes em 2025, o Centro Cultural renova o desafio de envolver públicos cada vez mais diversos. A nova fase do programa educativo, que integra a safra de projetos do Edital de Patrocínio CCBB 2026/27, foca em derrubar barreiras físicas, econômicas e simbólicas que historicamente dificultam o acesso à cultura.

Um dos grandes diferenciais do projeto para 2026 é o investimento direto na democratização do acesso. Para garantir que a arte chegue a quem mais precisa, o programa oferecerá cerca de 80 ônibus gratuitos ao longo dos próximos 12 meses, transportando grupos escolares da rede pública, ONGs e associações, com ênfase em regiões periféricas.

A representatividade também começa “dentro de casa": a equipe de educadores é formada por profissionais de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais. Segundo o idealizador Danilo Filho, essa pluralidade reflete o compromisso com o enfrentamento ao racismo estrutural e a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+, imigrantes e pessoas com deficiência.

Os três eixos da experiência

O programa é fundamentado nas práticas de art thinking e artivismo, organizando-se em três pilares principais:

  • Pensar: focado na reflexão crítica e investigação conceitual. Inclui as visitas mediadas (com sessões em Libras aos domingos) e o projeto Livro Aberto, que promove a leitura compartilhada de obras que dialogam com a exposição atual de Yoshitaka Amano.
  • Sentir: explora a pedagogia do sensível através de experiências imersivas. O público pode participar do Trololó, que resgata brincadeiras e cantigas tradicionais, e do Em Cena, um espetáculo de contação de histórias que une música e encenação.
  • Fazer: estimula a ação criativa e a autoria do visitante. O destaque é o Gabinete de Inventividades, um “móvel fantástico” instalado no pátio que oferece materiais diversos para que o público invente suas próprias paisagens e personagens.

“As pessoas vão entrar no CCBB de um jeito e vão sair diferentes”, ressalta Danilo Filho.

Programação de fevereiro

As atividades ocorrem de quarta a segunda-feira. As Visitas Mediadas acontecem em diversos horários (12h, 15h, 17h e 18h), enquanto o Em Cena e o Livro Aberto animam os fins de semana e feriados a partir das 13h.

Para participar, basta retirar o ingresso gratuito na bilheteria física ou preencher a lista de presença no local. Instituições interessadas no agendamento de grupos e no sorteio de transporte podem entrar em contato pelos telefones (31) 3431-9440 ou 3431-9441.

Confira!

  • Local: CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários).
  • Horário: De quarta a segunda, das 10h às 22h.
  • Informações: ccbb.com.br/bh ou nas redes sociais.
Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...