Série documental destaca a resistência inclusiva do bloco ‘Todo Mundo Cabe no Mundo’

Terceiro episódio da série ‘Vozes do Carnaval’ explora a ocupação democrática das ruas e o ativismo por uma cidade sem barreiras

Selma Bruno, cantora do bloco Todo Mundo Cabe no Mundo

O Carnaval de Belo Horizonte é conhecido por sua espontaneidade, mas, nos bastidores, ele é sustentado por camadas profundas de política, afeto e resistência. É essa a essência que a série documental “Vozes do Carnaval” busca traduzir. Na quarta-feira (4), às 19h, a produção da Teia de Criadores lança seu terceiro episódio, desta vez dedicado a um dos cortejos mais emblemáticos da capital mineira: o Todo Mundo Cabe no Mundo.

Fundado sob o pilar da inclusão, o bloco transforma o asfalto em um território de visibilidade para pessoas com e sem deficiência, provando que a folia pode ser acessível. Para Luiza Xavier, cantora do grupo, o documentário é uma oportunidade de levar essa mensagem para além da avenida.

“Estar no Vozes do Carnaval é tirar nossa luta da margem e colocá-la no centro da narrativa. A série valida que o bloco é também ativismo e fortalece nosso trabalho ao nos conectar com outras ‘vozes’ da cidade”, afirma Luiza.

Uma BH ‘sem meio-fio alto’

O episódio propõe uma reflexão sobre o direito à cidade. Luiza destaca que ocupar a rua no Carnaval é desenhar uma Belo Horizonte imaginária: “Uma cidade horizontal, sem meio-fio alto, buracos no chão ou barreiras físicas e sociais. O bloco revela que a verdadeira identidade de BH é a mistura e a resistência alegre.”

A série, que utiliza imagens captadas durante os desfiles de 2025 e depoimentos colhidos nos territórios de atuação dos blocos, já apresentou as histórias do Bloco do Bigode e abriu a temporada com o questionamento central: “Qual cidade imaginária você quer habitar?”.

Inclusão e acessibilidade no digital

Refletindo o compromisso dos blocos retratados, o projeto Vozes do Carnaval conta com legendas e audiodescrição em todos os episódios disponibilizados no YouTube.

Além dos episódios semanais, a Teia de Criadores prepara o lançamento de um filme completo, com 20 minutos de duração, que costura as histórias do Todo Mundo Cabe no Mundo, Bloco do Bigode e do Alforriado Matias, tema do último episódio.

Confira!

Lançamento Episódio 03 - Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...