Um coral com 80 vozes será a grande atração especial do bloco Abalô-Caxi, que chega ao seu 9º Carnaval em 2026. O desfile acontece no domingo (15), a partir das 9h, na Avenida Amazonas, no encontro com a rua São Paulo, em Belo Horizonte.
Além do coral, o bloco conta com três vocalistas, uma bateria formada por 260 ritmistas e expectativa de público superior a 120 mil foliões. Gestor artístico e diretor musical do Abalô-Caxi, Henrique Vilela explica que o tema deste ano traz uma mudança de tom em relação aos carnavais anteriores.
“Neste ano, a gente leva para a rua a festa — ‘festa no vale’, que é o nosso tema. Durante muitos anos trabalhamos com temas mais políticos, e agora a ideia é trazer mais leveza, celebrar a rua em festa. Por isso, convidamos o nosso público — em sua maioria LGBT+ ou pessoas aliadas — a vestir a melhor fantasia e celebrar com a gente”, afirma.
Leia também:
Pisa na Fulô faz último ensaio aberto e leva forró para o Carnaval de BH Vídeo: Carnaval de BH começa com bloco inspirado no cinema e expectativa de Oscar
Segundo Henrique, a presença do coral é uma das grandes novidades do desfile e promete criar um momento especial ao longo do cortejo.
“O repertório desse coral vai ser uma quebra do nosso repertório. O nosso repertório, majoritariamente, é de música brasileira, e o coral vai cantar músicas em inglês, hits internacionais LGBT+. Em dado momento do cortejo, esse coral vai surgir, vai existir essa quebra, vamos cantar junto”, detalha.
A proposta, de acordo com o diretor musical, é estimular a participação do público. “A ideia de ser hits LGBT, músicas muito conhecidas, é que o público consiga cantar junto com esse coral”, completa.
Sobre a expectativa para o desfile, Henrique reforça o convite aos foliões.
“A nossa expectativa é de mais de 120 mil pessoas. Vem com a gente, hastear a bandeira com orgulho mesmo. Tocar isso na rua e ser feliz com a gente”, convida.
Serviço — Bloco Abalô-Caxi
Data: Domingo, 15 de fevereiro de 2026
Horário: A partir das 9h
Local: Avenida Amazonas, encontro com a rua São Paulo